As tarefas de desenvolver, implementar e atualizar soluções computacionais cabem aos profissionais de TI.

19-de-outubro-dia-do-profissional-de-ti

TI ou Tecnologia da Informação pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir a produção, armazenamento, transmissão, acesso e o uso das informações.

A “data comemorativa”, até onde sabemos, não é oficial. O nome “original” é Dia do Profissional de Informática, mas vem sendo usado também o Dia do Profissional de TI.

Estas datas comemorativas, seja qual for, não foram criadas necessariamente para se comemorar algo, mas sim, para nos lembrarmos da importância que aquele determinado profissional exerce no mundo como um todo. A secretária, o pedreiro, o médico, o professor, o engenheiro ou até mesmo “o(a) menino(a) do computador” merecem ser lembrados.

Hoje não entrarei no mérito “reconhecimento da profissão”, até mesmo por que a discussão é longa e dividida entre os que a apoiam veementemente, os que desaprovam totalmente e os que estão em cima do muro. Hoje só quero fazer lembrar de todos que amam atuar na área de tecnologia, independente do nicho de atuação. Quero dar os parabéns aos que, mesmo (ainda) não tendo todo o reconhecimento desejado, literalmente Respiram Informação!

Finalizando

Quem precisa de TI? Nos tempos atuais, a sociedade como um todo. Hoje, a informatização atinge as mais diversas áreas do conhecimento e está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, mesmo quando elas não percebem.

Se você declara imposto de renda, seus dados são processados por computadores do governo; se você tira passaporte, suas informações ficam cadastradas em um banco de dados da Polícia Federal (ou de outro órgão competente, de acordo com o país); se você faz compras no mercado, passa pelo caixa, que dá baixa dos produtos no sistema da empresa; para você usar o telefone, uma complexa rede de comunicação controlada por computadores é utilizada. Enfim, exemplos não faltam.

A Tecnologia da Informação, portanto, não é apenas sinônimo de modernidade. É, acima de tudo, uma necessidade dos novos tempos, afinal, a informação sempre existiu, mas não de maneira tão volumosa e aproveitável.

[divide style=”2″]

Para acompanhar mais notícias sobre Tailândia, Curta o Portal Tailândia no Facebook facebook.com/portaltailandia.com.br. Siga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.

Com informações, profissionaisti | infowester

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.