(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Para manter-se relevante no mercado de dispositivos móveis é preciso estar sempre atualizado. Mas nem sempre as boas ideias vêm de uma mesma empresa, o que muitas vezes obriga as gigantes da tecnologia a correrem atrás do prejuízo. A Apple, por exemplo, tem incorporado nos últimos anos algumas ferramentas bastante parecidas com as que existem no seu principal rival há algum tempo.
Confira 11 recursos que a fabricante do iPhone “pegou emprestado” do Android nos últimos tempos:

1. Tela dividida
Com iOS 9 no iPad, o usuário conseguirá visualizar dois apps lado a lado. O recurso, chamado de “Split View”, já está disponível há algum tempo em smartphones da Samsung e da LG.

2. Siri mais inteligente
Uma das novidades mais comentadas do iOS 9 é uma atualização da assistente pessoal Siri, que será capaz de se comunicar com os apps do celular e oferecer sugestões mais apuradas, algo que já acontece no Google Now. O assistente do Android aprende mais sobre o usuário conforme ele o utiliza, fazendo sugestões com base em seus hábitos.

3. Rotas de transporte público no app de mapas
A nova versão do sistema operacional da Apple trará mudanças também no serviço de mapas da companhia, incluindo a capacidade de navegar utilizando rotas de transporte público, um recurso já disponível no Google Maps. Por enquanto, a novidade funcionará somente em grandes cidades.

4. Minimizar vídeos
Mais novidades nos iPhones e iPads: o Picture in Picture é exatamente o que onome sugere. Ao realizar uma chamada no FaceTime ou assistir a algum vídeo o usuário poderá minimizar a janela, enquanto verifica outros aplicativos.

Um recurso semelhante chamado QSlide foi apresentado pela LG em 2013. Com ele é possível redimensionar apps e movê-los pela tela.

5. Sugestão de apps
Em breve, o iPhone será capaz de sugerir apps com base nos hábitos dos usuários. Por exemplo, se o usuário costuma ouvir música todas as manhãs a caminho do trabalho, o sistema poderá sugerir o Apple Music automaticamente ou o Spotify quando os fones de ouvido forem conectados ao dispositivo pela manhã.

Apps como o Aviate já oferecem uma experiêcia semelhante no Android. Ele apresenta aplicativos e informações que julga relevantes em determinados momentos do dia. O HTC One M9 também tem um recurso que funciona da mesma maneira.

6. Cartões de fidelidade
O Apple Pay em breve será capaz de armazenar cartões de fidelidade de suas lojas favoritas
O iOS 9 vai permitir que os usuários mantenham cartões de crédito e de fidelidade no app, eliminando o Passbook. O Google Wallet já faz isso.

7. Suporte à tecnologia NFC
O iPhone 6 e o 6 Plus vêm com suporte NFC (Near Field Communication), o que significa que o usuário pode encostar o telefone em certos terminais de pagamento para comprar itens em vez de usar dinheiro ou cartão de crédito. Smartphones Android possuem esse recurso há anos.

8. Widgets

Os Widgets são ícones interativos de apps que exibem informações relevantes e notificações. Por exemplo, um widget de temperatura muda ao longo do dia para mostrar a temperatura exata e suas alterações. O recurso, disponível desde 2009 no Android, chegou aos iPhones somente no iOS 8.

9. “Ei, Siri”
Outra característica que estreou com iOS 8 passado no ano é a capacidade de ativar a Siri dizendo “Ei, Siri” em vez de ter que segurar o botão Home no smartphone. O Moto Xconta com a mesma opção há mais tempo, desde 2013.

10. Teclados alternativos
O iOS 8 trouxe o suporte a teclados de terceiros. A novidade tornou possível adotar opções como o Swipe, digitação deslizando o dedo. Mais uma vez, algo disponível há bastante tempo no Android.

11. Notificações interativas
As notificações interativas permitem responder mensagens, e-mails, convites de calendários e lembretes sem que o usuário precise parar o que estiver fazendo. O Android estreou um recurso semelhante em 2012, com a versão 4.1 Jelly Bean.

Via BusinessInsider

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *