Nesta quarta-feira (15) é feriado de Adesão do Pará e quem não viajar deve ficar atentos ao que vai funcionar em Tailândia, neste feriado.

O comércio deve funcionar normalmente até às 13h, com algumas lojas funcionando até as 15h, de acordo com as regras. Além do comércio, supermercados também deve fechar no período da tarde. Já os serviços judiciais, voltam a funcionar apenas na quinta-feira, assim como os bancários.

Na Administração Pública, apenas os serviços essenciais como saúde funcionarão. As aulas na rede municipal,  prejudicadas devido ao apagão que deixou a cidade aproximadamente 60 horas sem energia elétrica, voltarão apenas na quinta-feira.

O Feriado

Em 1823, o Pará era a única província que não fazia parte do país e as ameaças eram fortes para mudar essa situação.

“O Brasil se torna independente no dia 7 de setembro e a Província do Grão Pará não aceita fazer parte do Brasil, fiel a Portugal. Um ano depois, nós vamos aceitar, nós vamos aderir ao Brasil. Porém, essa adesão não foi tão simples. Dom Pedro I, Imperador do Brasil, envia pra cá pro Pará um comandante de fragata inglês, John Grenfill, que havia sido contratado para formar a nossa Marinha. E ele veio com a missão de incorporar o Pará ao Brasil, custe o que custar. Chegou aqui e fez isso de maneira dramática”, conta o historiador Jean Ribeiro.

Na época, a sede da colônia portuguesa era no Palácio Lauro Sodré, no bairro da Cidade Velha. Foi no local que, no dia 15 de agosto de 1823, o documento de adesão do Pará foi assinado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *