O prefeito Ney da Saúde, anfitrião do evento foi um dos prefeitos que estiveram na 20ª reunião do Coges (Foto: Josenaldo Jr / Portal Tailândia)
O prefeito Ney da Saúde, anfitrião do evento foi um dos prefeitos que estiveram na 20ª reunião do Coges (Foto: Josenaldo Jr / Portal Tailândia)
O prefeito Ney da Saúde, anfitrião do evento foi um dos prefeitos que estiveram na 20ª reunião do Coges (Foto: Josenaldo Jr / Portal Tailândia)

O Programa Municípios Verdes (PMV) comemora cinco anos de existência. E para fortalecer a presença do projeto no interior do Pará, o Comitê Gestor (Coges) do PMV vem percorrendo vários municípios e promovendo debates sobre questões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Depois de passar por Itaituba, Santarém, Marabá e Altamira, o Coges chega ao município de Tailândia, no nordeste do estado, onde acontece a 20ª edição da programação. O evento ocorre no espaço Texas Rodeio, nos dias 8 e 9 de março, de 8h as 12h e de 14h as 18h.



Responsável pelas decisões estratégicas do PMV, que faz aniversário no dia 23 de março, o Coges é um dos eixos de governança do programa. “É uma oportunidade para identificar gargalos, discutir soluções, apresentar estudos e novas ferramentas de preservação do meio ambiente e combate ao desmatamento”, afirmou o secretário extraordinário do programa, Justiniano Netto.

Durante a reunião, os municípios participantes do PMV têm a oportunidade de apresentar suas demandas e discutir juntamente com os membros do Comitê melhorias na atuação do programa. Na quarta-feira, 8, ocorrem as reuniões dos grupos de trabalho e a reunião interna dos membros do Coges. O segundo dia do evento é reservado para o encontro geral do PMV.

Participam ativamente da programação, com apresentação de estudos e programas, as Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e de Desenvolvimento Econômico (Sedeme), a organização The Nature Conservancy (TNC), o Instituto Socioambiental (ISA), o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Programação

Durante o Coges, será lançado o SIGAM – Sistema de Gestão Ambiental Municipal, que será disponilizado pela Semas aos municípios como uma ferramenta de gestão, onde deverão constar todas as licenças e autorizações dos órgãos locais, trazendo mais transparência e segurança ao sistema estadual de meio ambiente. Também será lançado o Portal da Regularização Ambiental, por meio do qual os produtores rurais poderão regularizar ou contestar polígonos de desmatamento por meio eletrônico.

Haverá, ainda, debates e apresentações sobre a cadeia produtiva da pecuária e do cacau, o Programa Paraense de Redução de Emissões de Gases do Efeito Estufa (PREGEED), a meta do Desmatamento Líquido Zero, o reconhecimento de municípios que atingiram as metas do programa e o apoio do PMV para a gestão ambiental dos municípios, com apoio do Projeto Fundo Amazônia/PMV.

Sobre o COGES

A 20ª Reunião do Comitê Gestor do Programa Municípios Verdes é promovida pela coordenação do PMV e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). O Coges é formado, atualmente, por 25 instituições representantes do poder público, sociedade civil, e em caráter facultativo, o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A participação do encontro trimestral é aberta às entidades municipais e demais atores.

Programa Municípios Verdes

O PMV conta com o apoio do Fundo Amazônia, cujo projeto, até então, é o maior já aprovado pelo BNDES, no valor de R$ 82,4 milhões, e visa apoiar o combate ao desmatamento e à degradação florestal no Pará por meio da consolidação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do fortalecimento da gestão ambiental municipal.

 

(Agência Pará)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *