A Secretaria Municipal de Saúde de Tailândia, nordeste paraense, acendeu um alerta sobre o aumento no número de casos da dengue, causado pelo mosquito Aedes aegypti que também transmite zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana.
Um comunicado feito pela Prefeitura Municipal pede que a população ajude a intensificar as ações de combate a proliferação do mosquito. Veja quais medidas adotar:
- Limpar e tampar caixas d’água, tambores, tonéis e outros recipientes que possam acumular água parada.
- Eliminar objetos que possam acumular água, como pneus velhos, garrafas vazias, latas, potes, copos descartáveis, sacos plásticos e outros.
- Manter as calhas limpas e sem folhas, galhos e outros objetos que possam impedir o escoamento da água.
- Cobrir a piscina quando não estiver em uso e mantê-la sempre limpa e com cloro.
- Evitar o acúmulo de água em vasos de plantas, trocando a água frequentemente ou colocando areia nos pratinhos.
- Verificar se a caixa de gordura está bem vedada para evitar que o mosquito possa entrar.
É importante adotar essas ações de forma constante e consciente, especialmente durante o inverno amazônico, quando há um alto índice de reprodução do mosquito, devido o acúmulo de água causado pelas fortes chuvas.
“Nossos agentes de endemias estão nas ruas todos os dias, vistoriando residências e terrenos baldios, mas também precisamos da ajuda da população, e cada um deve fazer sua parte. Essa é uma luta que só podemos vencer juntos” alertou a secretária de Saúde Ruth Alcântara.
Comentário