Sessão desta quinta-feira, 09 de abril (Fotos: Taciano Cassimiro)
Sessão desta quinta-feira, 09 de abril (Fotos: Taciano Cassimiro)
Sessão desta quinta-feira, 09 de abril (Fotos: Taciano Cassimiro)

Hoje, (09 de abril), foi realizada a 70º (septuagésima) Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Tailândia. A Câmara é atualmente presidida pelo vereador, José de Sousa Nojosa, o Queimado, trouxe em sua pauta assuntos, ou INDICAÇÕES,  que já são conhecidas da população tailandense: ”construção de muros, construção de 03 (três) salas na Escola São Felipe, valas para escoamento de água das chuvas, melhoramento da iluminação pública, recuperação de praça, ampliação da rede de distribuição de água potável e recuperação do bueiro da entrada da cidade próximo a COSAMPA”.

Durante a sessão a frase que já virou jargão ecoava constantemente “ conte com meu apoio “ sempre que um vereador apresenta uma INDICAÇÃO. Embora o clima da sessão tenha sido tranquilo, não significa dizer que não houve criticas contundentes a atual administração municipal. O vereador Rubão, Rosangela e Wagner Leite sempre bem assertivos em suas falas.

A Tribuna da Câmara foi utilizada pelo vereador André de Bem que falou sobre o recolhimento de cavalos (soltos pela cidade) e Rubão que destacou o evento de MMA que ocorreu no último final de semana fazendo os devidos agradecimentos pelo apoio recebido. A vereadora Rosinete, Nete da Garagem, como é conhecida, também ocupou a tribuna, porém este redator não pode captar a informação ( o som estava péssimo ) e ao termino da sessão alguns tomaram chá de sumiço, não pude extrair maiores esclarecimentos.

Eis um pequeno resumo da atuação de alguns vereadores na sessão, dos 13, diga-se de passagem todos estavam presentes:

Rosângela – reclamou da lama e lixo espalhada pela cidade. Fez duras criticas a contratação da empresa que tratou da questão do IPTU. Suas criticas não foram contra a cobrança do IPTU, mas ao fato da empresa ser desconhecida, o endereço da mesma não ser localizada deixando margem para se acreditar que a empresa não existe(?). A empresa existe ou não? Quem é o dono? Qual o endereço da mesma? A vereadora Rosângela sempre se destaca em suas criticas a atual gestão cobrando melhorias no serviço público, além de ter uma boa oratória e discursos sempre bem elaborados e fundamentados.

Rubão – Não deixa por menos, sempre firme em criticar a gestão atual, e na sessão manifestou o desejo de que as eleições municipais cheguem logo deixando claro seu desejo de mudança. O vereador que bate firme quando entende ser necessário, também sabe usar da gratidão, e assim agradeceu ao município o apoio recebido para realização do evento de MMA. Rubão é uma voz entre os vereadores que se destaca por suas criticas contundentes e traços de um exímio orador.

Queimado – O presidente da casa em sua fala na tribuna usou como analogia o filme Moisés e a conclusão que chegou foi que “o povo nunca está satisfeito“, e isso serviu de base para o argumento de que a crise é geral, todos os municípios estão enfrentando problemas. Sobre o IPTU no Município, afirmou que deveria ser cobrado há muito tempo não sendo assim culpa dessa administração a cobrança que é legal e necessária. O presidente demonstrou diplomacia e habilidade em sua fala para agradar os da situação sem deixar os da oposição enraivecidos. No dia de hoje o presidente da Câmara de forma simples transpareceu que além de vereador é um bom diplomata.

Estiveram na sessão, populares, representantes do sindicato da saúde, entre eles, Wellington Gledson, e a professora Luísa Farias, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará – SINTEPP.

Importante destacar a ausência de representantes do Poder Executivo Municipal.

Conheça as atribuições do Vereador:

O Vereador é a pessoa eleita pelo povo para cuidar do bem e dos negócios do povo em relação à administração pública, ditando as leis necessárias para esse objetivo, sem, contudo, ter nenhum poder de execução administrativa.

Portanto, não pode prometer, já que não tem poderes para cumprir e/ou realizar obras, resolver problemas da saúde, da educação, do esporte, da cultura, do lazer, do asfalto, do meio ambiente, do trânsito, dos loteamentos e casas populares, etc.

Sua atribuição é auxiliar a administração nesses objetivos, por meio de Indicações e/ou Requerimentos.

Os Vereadores têm quatro funções principais:

  1. Função Legislativa:consiste em elaborar as leis que são de competência do Município, discutir e votar os projetos que serão transformados em Leis, buscando organizar a vida da comunidade.
  2. Função Fiscalizadora:o Vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos, a observância do orçamento. Também fiscaliza através do pedido de informações.
  3. Função de Assessoramento ao Executivo:esta função é aplicada às atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual (poder de emendar, participação da sociedade e a realização de audiências públicas).

Função Julgadora: a Câmara tem a função de apreciação das contas públicas dos administradores e da apuração de infrações político-administrativas por parte do Prefeito e dos Vereadores.

Galeria de fotos da sessão:

 

Taciano Cassimiro, é líder da Igreja Presbiteriana de Tailândia. Bacharel em Teologia, palestrante e escritor. Leciona História, Sociologia e Filosofia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *