Referência na assistência de média e alta complexidade, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, no sudoeste Marajoara, adere à campanha nacional do “Junho Vermelho”, que tem o objetivo de manter o estoque de sangue regular na hemorrede brasileira e, assim, garantir atendimento pleno da demanda transfusional de pacientes internados na rede hospitalar pública e privada.

No Pará, a Fundação Hemopa coordena a Política Estadual do Sangue, onde possui 44 unidades entre serviços de coleta de sangue e Agências Transfusionais (AT´s), entre elas, do HRPM, que além da própria demanda, garante atendimento do Hospital Municipal, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), agora também o Hospital Campanha, além dos municípios do 8º Centro Regional de Saúde (8º CRS).

Internado há nove dias com quadro de anemia aguda, Elizelton Rodrigues, 26 anos, morador do município de Anajás, precisou de transfusão sangue para sua recuperação. Hoje ele retorna para a sua cidade com saúde e agradece a todos pela assistência recebida. ‘’Quero dizer que estou muito feliz por ter recebido s cinco unidades de transfusão de sangue. Agradeço as pessoas que doaram, e se puderem doem sempre, por que salva vidas, e salvou a minha. Agradeço ao banco de sangue do Hospital Regional, e hoje estou saindo muito bem daqui. Graças a Deus”, ressaltou Elizelton.

A pandemia do novo Coronavírus reduziu o número de comparecimento de doadores em todo o mundo. No Brasil e no Pará não foi diferente. A técnica em Patologia Clínica do HRPM, Adriana Sales, ressalta a necessidade de elevar o número de doações, tendo em vista a dificuldade de locomoção para doar sangue, além do medo da população de sair de casa.

“Gostaríamos de agradecer a cada doador que está fazendo sua parte e, que apesar das dificuldades, está conseguindo ir ao serviço de coleta mais próximo fazer as doações. Saibam que vocês estão salvando muitas vidas’’, concluiu a técnica em Patologia Clínica.

No ano de 2019 foram realizadas 2.043 transfusões de sangue no HRPM, que representou uma média mensal 170 transfusões. De janeiro a maio deste ano, a Agência Transfusional do hospital efetivou 689 atendimentos transfusionais. São números que representam vidas salvas por esse gesto de generosidade e de amor ao próximo.

De acordo com a diretora executiva do Regional do Marajó, Rejane Xavier, a unidade incentivará a doação de sangue junto aos colaboradores, familiares e acompanhantes de usuários internados, por meio de ações de educação em saúde com distribuição de material educativo sobre o tema e palestras diárias nas áreas de atendimento do hospital, até o final do mês.

“Já temos uma prática de estimular a doação de sangue na unidade, tendo em vista o perfil de média e alta complexidade do HRPM, que inclusive possui AT própria para atendimento mais ágil às necessidades transfusionais. Neste mês, estamos impulsionando essas ações. Nosso muito obrigada aos voluntários da doação de sangue”, finalizou a gestora.

Serviço – O HRPM é um órgão do Governo do estado, oferece assistência de média e alta complexidade para usuários vinculados ao 8º CRS, que é composto pelos municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

O hospital dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7h às 18 horas. O HRPM está localizado na Av. Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *