FOTO: DANI VALENTE / ASCOM FASEPA

Tailândia – Nas próximas Eleições, que ocorrerão no dia 7 de outubro, aproximadamente 5 mil eleitores tailandenses usarão a biometria para computar o voto na urna. Serão exatamente 4.859 eleitores, de acordo com o Cartório Eleitoral da cidade. Esse número representará 10% do eleitorado do município.

O número de eleitores em Tailândia, aumentou 2% comparado com a eleição de 2016, quando 46.402 eleitores estavam aptos a irem às urnas. Em outubro, esse número será 47.262, deixando Tailândia entre os maiores colégios eleitoras do Estado.

Com essa quantidade de eleitores o município apresenta condições de assegurar, dependendo da coligação e partido, uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado – Alepa, para um representante local, ou seja, eleger um deputado estadual de Tailândia.

Uma hipótese não tão distante assim. Em 2010, quando atual prefeito Paulo Liberte Jasper (Macarrão), se lançou candidato e se elegeu deputado estadual, se tornando o único representante da cidade na Alepa, o município tinha 10 mil eleitores a menos, eram 37.213. Macarrão foi eleito com 28.120 votos, sendo que 14.095 votos, foram obtidos em Tailândia, o que correspondeu por 53,84% dos votos no município a deputado estadual.

Nas últimas eleições outros nomes se colocaram a disposição, mas não obtiveram nas urnas, o mesmo resultado de Macarrão, que não quis concorrer a reeleição em 2014.

Quem serão os representantes de Tailândia a uma vaga na Alepa, e se o eleitor vai aderir a um deles ou não, apenas as urnas e o tempo dirão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *