A prefeitura em parceria com o Hospital Geral de Tailândia, vai realizar nesta quinta-feira, 18, uma caminhada a “1ª Caminhada Rosa” para chamar atenção das mulheres na luta contra o câncer.

O HGT irá marca amanhã, 100 (cem) exames de mamografias. Outros serviços ofertados serão; Marcação de PCCU, Orientações em Saúde com Palestra, Momento de Dança zumba, Quiosque de empresas convidadas.

A caminhada marca o dia “D” do Outubro Rosa, ela sairá da frente da Secretaria de Saúde do município, a partir das 14h, e seguirá até o ginásio municipal Werner Kronbauer.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), somente ano passado, 267 mulheres morreram no Pará em decorrência da doença – 20 a menos do que foi registrado em 2016.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), trata-se do segundo tipo de câncer mais recorrente entre as mulheres residentes no Estado, perdendo somente para o câncer de útero. As estimativas para 2018 e 2019 no Pará são de 860 possíveis novos casos para câncer de útero e outros 740 para mama. Na Unacon, o câncer de cólo de útero é o mais recorrente, seguido de mama e próstata.

A idade é um dos fatores de risco para a doença, já que de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Outras causas determinantes para o risco da doença são de natureza ambiental e comportamental, além dos associados a fatores genéticos e hereditários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *