A partir desta quinta-feira (09), a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), juntamente com três acadêmicos da Universidade do Estado do Pará (Uepa), estão em Tailândia, nordeste do estado, para aplicar um inquérito epidemiológico.

Nesta manhã, os alunos estão na zona rural do município e amanhã estarão no bairro Aeroporto, para realizar a pesquisa na cidade.

O que é um inquérito epidemiológico

O Inquérito Epidemiológico é o levantamento feito por coleta ocasional de dados, quase sempre por amostragem que fornece dados sobre a prevalência de casos clínicos ou portadores em determinada comunidade.

Objetivo da ação

Segundo a PMT, os acadêmicos de enfermagem tem como objetivo “identificar o quantidade de pessoas infectadas ou não pelo novo coronavírus no município”. Além de que, os resultados da pesquisa vão afetar diretamente a realização de ações para enfrentar a doença, em todo o estado.

Como será feito

  1. A pesquisa será dividia em duas etapas:
  1. Aplicação de questionários de múltipla escolha, para identificar o perfil demográfico e socioeconômico da população. E também para identificar se há presença de sintomas do vírus;
  2. Testagem aleatória para a Covid-19; chamada de ‘Teste do IGG’.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *