“Macarrão” chega a metade do mandato com conquistas e muitos desafios em Tailândia

Tailândia – Calça dobrada junto ao calcanhar, camisa social quadriculada e sapatos Mocassim, é jeito peculiar e habitual do prefeito de Tailândia, Paulo Liberte Jasper – Macarrão (PDT). Foi vestido assim, que o prefeito fez a maioria das suas aparições públicas nos últimos anos.

Nesta sexta-feira, 18 de janeiro, Macarrão completou dois anos à frente da administração pública municipal, metade do mandato que termina em 2020.

(foto: divulgação)

Essa é a terceira vez que ele comanda a PMT. Quando deixar o cargo em 31 de dezembro de 2020, será o político que por mais tempo comandou Tailândia, 12 anos. Cidade que já teve uma das economias mais fortes do Pará, no auge da extração de madeira e carvão vegetal.


Macarrão obtém vitória no TRE nesta terça-feira

Neste terceiro mandato a maior conquista de Macarrão, até agora, foi permanecer no cargo. Uma incerteza que só terminou em dezembro passado, quando o TRE-PA, deferiu o registro de candidatura dele e da vice-prefeita, Regina Góes, após rejulgamento do processo.

Macarrão na invasão do SINDIMATA em 2017

Nos últimos dois anos o prefeito se envolveu em inúmeras polêmicas.

Mas nada comparado a batalha judicial que trava com o Ministério Público Estadual, através da promotoria local. O que ele próprio classifica como perseguição do MP, que por sua vez, tem o prefeito como descumpridor de Ordens Judiciais.

Pela terceira vez a frente da administração municipal, Macarrão, tratou de inaugurar ou reinaugurar 14 obras nos primeiros dias de governo, a exemplo do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que foi reestruturado e a Casa de Saúde Bucal. Enquanto os silos, a fábrica de costura e o laticínio foram reabertos após reforma.

Outras conquistas para o governo, defendidas com rigor pelos aliados, foi o Aeromédico, que até o momento fez quase 300 transferências. A inauguração de quatro postos de saúde, construídos no governo anterior, além do asfalto no Distrito Palmares.

Os desafios também são gigantes

O principal é gerar emprego e renda à população, com políticas de verticalização da produção local, já que o município começa a se destacar como um grande produtor de grãos. Tais políticas de geração de emprego não podem esperar, e devem estar acima das esferas político-partidárias.

Muitas outras demandas populares que surgem, ainda precisam ser ouvidas. Com recursos financeiros limitados, Macarrão terá que dobrar os esforços e contar com ajuda do governo Estadual e Federal para cumprir promessas.

Promessas, como a frente da cidade, cada vez mais cobrada pelos moradores e menos esquecida ainda, pelos adversários políticos.

É certo que nessas promessas, ele não está sozinho, o agora governador do estado, Helder Barbalho (MDB), prometeu recursos para a obra da frente da cidade, quando ainda era Ministro da Integração Nacional. Helder teria destinado o recurso via PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Macarrão e Helder Barbalho durante campanha eleitoral de 2018

Com o período do inverno amazônico as cobranças aumentam, ainda mais com o aumento dos buracos nas ruas e da lama, tão conhecida dos tailandenses.

As chuvas causam transtornos à população que ainda não conta com saneamento básico, e que muito além de transtornos, geram feridas políticas, que se não cuidadas, podem virar cicatrizes difíceis de lidar.

Contudo, para quem entrou na eleição de 2016 com a possibilidade de não assumir o cargo sequer por um dia, já parece não haver nada impossível, tudo vai depender da eficácia do seu poder de continuar influenciando e liderando.

Você pode gostar de ver

Novidade no Portal Tailândia – Agenda mensal de eventos da cidade

Confira a Agenda mensal de Eventos da cidade de Tailândia e você ainda pode sugerir um evento.

Polícia Militar faz balanço positivo do fim de semana em Tailândia

O encerramento da “quadra junina” teve números diferentes de seu início, onde…

Setran notifica barraqueiros frente da PA-150, na entrada de Tailândia

Os proprietários de barracas da PA-150, na entrada de Tailândia, nordeste paraense,…

Veja o resultado das lutas do evento de MMA, SFC 3.0, que aconteceu em Tailândia

O SFC (Strike Fighting Championship) realizou mais uma grande edição no ginásio…