Palestras com alunos são uma das formas de incentivar a doação de sangue (foto: HGT)
Palestras são uma das formas  (foto: HGT)
Palestras são uma das formas de incentivar a doação de sangue (foto: HGT)

Parte integrante das 44 unidades da  hemorrede estadual, a Agência Transfusional (AT) do Hospital Geral de Tailândia (HGT) na mesorregião do nordeste paraense, tem a responsabilidade de atender mensalmente 60 solicitações transfusionais aos seus pacientes, garantindo assistência em tempo hábil e que salva vidas. Por isso, o HGT fortalece a parceria com a Fundação Hemopa, ao desenvolver campanha de incentivo à doação de sangue que vai até esta sexta-feira, 27, junto aos seus colaboradores, acompanhantes de usuários e à comunidade em geral, levando informações sobre a importância da participação de processo da doação voluntária para reforçar estoque estratégico do hemocentro paraense, contribuindo para o atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar, especialmente, final de ano quando normalmente o comparecimento de doadores cai em torno de 50%.

A campanha no HGT teve início dia 23, com mini palestras nas áreas de atendimentos de usuários e em todos os setores do hospital, envolvendo colaboradores diretos e indiretos com distribuição de material educativo, vídeos e orientações sobre critérios básicos para doação de sangue, orientados os voluntário dos municípios a se dirigir ao Hemonúcleo de Abaetetuba, que anteriormente atendia as solicitações transfusional do hospital, até a estruturação de sua própria Agência Transfusional, em 2013.

Palestras com alunos são uma das formas de incentivar a doação de sangue (foto: HGT)
Palestras com alunos são uma das formas de incentivar a doação de sangue (foto: HGT)

Para o diretor Executivo do HGT, José Batista Luz Neto, que doador fidelizado, despertar o voluntariado da doação de sangue é um compromisso com a vida. “Todos, enquanto cidadão ou representante de instituições, temos que nos envolver na captação de doadores e no exercício de cidadania deste ato solidário que salva muitas vidas”, disse, parabenizando os antigos e novos doadores, que foram homenageados dia 25, pelo Dia Nacional dos Doadores.

O diretor Técnico do HGT, Antônio Ventuieri ressalta a importância do fortalecimento da parceria da rede hospitalar para elevar a doação de sangue, através de ações de captação junto aos familiares e amigos de usuários, reforçando a importância da doação para que o atendimento da demanda transfusional seja de forma integral. “O Hemopa tem o papel de fornecer um produto de qualidade, mas depende exclusivamente da população”, observou o médico, informando que a AT do hospital está sob a responsabilidade do Farmacêutico- Bioquímico, Rodrigo Sâmeque Silva de Sousa.

A organização da campanha conta com apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP).

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *