Com a chegada do inverso amazônico surgem as doenças oportunistas , entre elas, a Dengue, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Em 2020, o Pará registrou 1.846 casos da doença que representa uma queda de mais de 17%, em comparação a 2019. Mesmo assim, as autoridades sanitárias mantém o alerta para medidas de prevenção à população paraense.

Diante do cenário, a gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT) promoverá durante o mês de janeiro, ações de educação em saúde para levar informações claras e objetivas à população, através das redes sociais da Unidade Hospitalar.

A programação educativa vai se estender por todo período chuvoso na região, expandindo as atividades educativas aos demais públicos: colaboradores, usuários e acompanhantes. Haverá ainda distribuição de material educativo.


As atividades serão coordenadas pelo enfermeiro Wanderson Lisboa, que atua no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e Vigilância Epidemiológica do HGT. Ele contará com apoio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). O enfermeiro ressalta que somente ano passado, o Brasil teve aproximadamente 1 milhão de casos de Dengue. “O lixo na rua pode fazer o mosquito se sentir em casa. Essa doença mata. Mude sua atitude!”, ressaltou.

Segundo ele, a doença é transmitida pela picada do mosquito fêmea e pode se espalhar com muita facilidade neste período chuvoso. Os sintomas mais comuns são: febre alta, dor nos olhos e manchas avermelhadas no corpo. “Caso tenha esses sintomas procure imediatamente por atendimento médico”, sugeriu Wanderson Lisboa.

A prevenção contra essa e outras doenças tem tudo a ver com mudança de comportamento das pessoas. “Isso é decisivo. São atitudes simples e quem fazem toda a diferença”, comentou ao citar alguns exemplos: armazenar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada; não deixar água parada; deixar garrafas com boca virada para baixo, manter lixeiras tampadas, manter limpos pratinhos de com areia até a borda, tampar os ralos com telas ou mantenha-os vedados, entre outros.

Estrutura- Com 51 leitos, o HGT oferece assistência de baixa e média complexidade para uma população da mesorregião do nordeste paraense estimada em 300 mil habitantes.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é um órgão do governo do estado e fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *