Hospital Geral de Tailândia atendeu mais de 300 pessoas em campanha de prevenção ao diabetes e câncer da próstata
Foto: Ascom/ HGT

Mais de 300 pessoas foram favorecidas com a ação de serviços de saúde  realizada pela equipe do Hospital Geral de Tailândia (HGT), na quinta-feira (14), que resultou em 154 atendimentos com aferição de glicemia e pressão arterial e 150 testes rápidos de Antígeno Prostático Específico (PSA) para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições.

A ação, realizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do hospital público, fez alusão ao Dia Mundial do Diabetes, lembrado ontem e, a campanha nacional do “Novembro Azul”, em combate e prevenção ao câncer da próstata, que é o segundo tipo da doença que mais mata o homem, perdendo apenas para o câncer de estômago que lidera esse triste ranking.

Foto: Ascom/ HGT

Aos 62 anos, o aposentado José Ribamar, finalmente realizou o seu primeiro teste rápido PSA. “É uma campanha muito importante. Devemos  realizar esse exame e hoje vou aproveitar para fazer”, comentou ao agradecer a inciativa do hospital em favor da melhoria da saúde pública da região.

Foto: Ascom/ HGT

A ação foi realizada no Hall do hospital e foi aberta ao público. O vento contou com a participação de vários profissionais, entre eles, o apoio do Serviço de Nutrição de Dietética (SND), por meio da responsável do setor, a nutricionista Aline Fiorese que conduziu a exposição de um quadro nutricional com indicação de alimentos industrializados que devem ser evitados para prevenção de várias doenças, como colesterol, hipertensão, câncer, entre outros.

Foto: Ascom/ HGT

“Repassamos orientações gerais visando o equilíbrio para uma alimentação mais saudável, livre de carboidratos como pães, doces, massas, adição de açúcar que tanto prejudicam a saúde”, pontuou a nutricionista ao destacar a importância da atividade física regular com profissional específico.

Parte da equipe, a coordenadora de Laboratórios do HGT, a biomédica Julianny Silveira, destacou a importância da oferta dos exames oferecidos aos populares do município. “Através do PSA teste rápido é possível detectar a primeira fase do câncer da próstata. Se for constatado alguma alteração no resultado do exame, o usuário é encaminhado à Unidade Básica de Saúde (UBS) para seguir a investigação com realização de exames mais específicos para diagnóstico da doença”, explicou.

Foto: Ascom/ HGT

A campanha realizada pelo HGT contou com a parceria da Escola de Educação Tecnológica do Pará (EETEPA), de Tailândia, que levou seus alunos para conhecer e aprimorar as técnicas que serão desenvolvidas na futura profissão.

“Essa parceria com o HGT é importante tanto para colaborar com ações para melhoria da saúde pública como expandir os conhecimentos dos alunos, que podem contribuir ainda com orientações para prevenir câncer e outras doenças como hipertensão, colesterol e controle do diabetes. Todos estão de parabéns”.

Foto: Ascom/ HGT

Durante a campanha, os participantes também receberam material educativo sobre o câncer e o diabetes.

Estrutura hospitalar- O atendimento do HGT é garantido por uma equipe multiprofissional que dispõe das especialidades de clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia/obstetrícia, ortopedia/traumatologia, radiologia, anestesiologista e cardiologia.

Com uma área de área de 4.300², o hospital oferece também apoio diagnóstico com radiologia, ultrassonografia, endoscopia, mamografia, eletrocardiografia, laboratório de análises clínicas. Com 51 leitos, o HGT possui ainda a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), que possui 10 leitos, sendo seis adultos e quatro pediátricos.

Serviço: O HGT é uma unidade hospitalar do Governo do Estado com gerenciamento Secretaria de Estado de Saúde Pública e 100% SUS. A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Fonte: Ascom/ HGT

Compartilhe isso: