A auxiliar administrativo Ezama Piedade Furtado, 23 anos, passou o Dia das Mães, neste domingo (13), com o mais precioso dos presentes: o filho, que nasceu de parto normal no último dia 5 na maternidade do Hospital Geral de Tailândia (HGT), no sudeste paraense, que realiza uma média mensal de 120 partos. O HGT presta atendimento de média complexidade para uma população estimada em 300 mil pessoas.

Feliz com a maternidade, Ezama agradece o atendimento recebido. “Cheguei aqui já com as intensas dores e fui sendo atendida, levada para o centro obstétrico, onde tive meu filho, que passa muito bem”, contou.

Referência em obstetrícia na região, o HGT já realizou, neste ano, 300 partos normais e 182 cesarianas. Além do atendimento, as mães dispõem de ações de humanização, como o projeto “Laços de Amor”, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Tailândia.

De acordo com o diretor técnico do hospital, Paulo Henrique Ataíde Pereira, o projeto visa fortalecer a relação entre as gestantes e a equipe multiprofissional do HGT, que passa às gestantes segurança na assistência obstetrícia, antes, durante e no pós-parto. A assistência compartilhada às gestantes começa no município, onde realizam todo o pré-natal. Durante essa fase do atendimento, elas são encaminhadas pela Atenção Básica da Prefeitura ao HGT, e recebidas pelo Grupo de Trabalho de Humanização. “Aproveitamos a oportunidade para repassar orientações sobre a importância do parto normal, aleitamento materno, indicações de cesáreas e ligaduras de trompas, além de seus direitos e deveres. Elas conhecem ainda o local de exames e o espaço onde o esposo e  familiares vão fazer o acompanhamento”, acrescentou o diretor.

O Grupo de Trabalho de Humanização do HGT promoveu na sexta-feira (11) uma comemoração alusiva ao Dia das Mães, com apresentação de músicos da banda municipal para funcionários, usuários e acompanhantes. Houve distribuição de material educativo e palestras sobre temas relacionados à maternidade.

Comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *