A gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT), segue programação alusiva ao movimento nacional do Outubro Rosa, que alerta a população sobre a importância do diagnóstico precoce para prevenção do câncer de mama. Nesta sexta-feira, 15, foi realizada ação de educação em saúde na Recepção Central da Unidade Hospitalar voltada para usuárias, acompanhantes e colaboradores.

A programação de hoje contou com dinâmica para despertar atitudes de como encarar as adversidades impostas pela vida, realizada pela analista de Recursos Humanos (RH), a psicóloga, Eudileia Santana. Logo após, a enfermeira Ana Paula Mendes, do Núcleo de Educação Permanente (NEP), ministrou palestra abordando a importância do autocuidado da mulher, benefícios de hábitos mais saudáveis e fatores de risco para surgimento do câncer de mama.

A enfermeira finalizou sua palestra informando sobre a ação de responsabilidade social do HGT que ofereceu o agendamento para 300 exames de mamografia, distribuídos entre os meses de outubro, novembro e dezembro, sendo que para este mês, a cota foi preenchida. Mas, as interessadas em realizar o exame entre novembro e dezembro,  devem procurar o Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU), de 8h às 11h; e das 14h às 17h.

A oferta desse exame tem como público alvo, mulheres de 50 a 69 anos sem sintomas, ou mulheres de qualquer idade que tenham notado alterações sugestivas de câncer de mama. A interessada deve apresentar o Cartão SUS e o RG. Serão realizados 100 exames em outubro, 100 em novembro e 100 em dezembro.

A programação do Outubro Rosa é uma organização do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), coordenado pela pedagoga, Elizabett Gomes, que fez a abertura do evento desta sexta-feira.

Dados- Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), hábitos saudáveis podem reduzir incidência de câncer de mama em 13% e poupar mais de R$ 100 milhões do SUS. Esse montante poderia ser reinvestido na prevenção primária.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo INDSH, em parceria com a Sespa. A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.