HGT participa de projeto para testes rápidos e ataques ao vírus do HIV
Coordenador de Enfermagem do hospital, Dimas Rezende de Oliveira Júnior (foto: Ascom/HGT)

O Hospital Geral de Tailândia (HGT) protege a mãe e o bebê desde o parto até o nascimento na medida em que participa e executa o Projeto Nascer do Ministério da Saúde (MS). O programa é voltado para a detecção dos vírus da HIV e da Sífilis, por meio de testes rápidos feitos no hospital. Este ano, quatro recém-nascidos já foram beneficiados com este projeto.

Além dos testes rápidos, com a detecção dos males nos processos reagentes ao vírus, o HGT, via MS, disponibiliza também as medicações necessárias para o primeiro atendimento da gestante e do recém-nascido, a fim de evitar a contaminação cruzada do vírus, no caso de transmissão da mãe para o bebê.

Segundo o coordenador de Enfermagem do hospital, Dimas Rezende de Oliveira Júnior, o projeto garante, ainda, o fornecimento de cinco latas de leite específico para alimentar o bebê nas primeiras semanas de vida. Os cuidados deverão ser redobrados para evitar a transmissão, pois uma das principais formas de contaminação é por intermédio da amamentação materna. “Após a alta médica, as pacientes são encaminhadas ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município, onde o tratamento terá continuidade”, explicou o enfermeiro.

O HGT dispõe também das medicações para profilaxia (precaução) em caso de exposição ao vírus HIV, em vítimas de violência sexual e de trabalhadores da saúde que sofreram acidente ocupacional – por meio de instrumentos perfuro-cortantes -, ou pelo contato direto com material biológico.

Dimas Júnior explica que a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) é uma medida inserida no conjunto de estratégias do Ministério da Saúde de prevenção combinada, usando os medicamentos que fazem parte da profilaxia: coquetel utilizado no tratamento da Aids. A profilaxia deve ser iniciada o mais rápido possível, tendo como limite as horas subsequentes à exposição.

Como funciona a PEP?

De acordo com informações do Ministério da Saúde a PEP utiliza medicamentos antirretrovirais que agem evitando a sobrevivência e a multiplicação do HIV no organismo e, por isso, deve ser iniciado o mais rápido possível, de preferência nas duas primeiras horas à exposição ao vírus e no máximo em até 72 horas. O tratamento dura 28 dias e a pessoa deve ser acompanhada pela equipe de saúde por 90 dias.

“É fundamental a ampliação do acesso à prescrição efetiva nos atendimentos em serviços de urgência/emergência, unidades básicas de saúde e hospitais  públicos e privados”, observou Dimas Júnior.

Serviço:

Com 51 leitos, o HGT oferece assistência de média complexidade para cerca de 240 mil habitantes da mesorregião do nordeste paraense. O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752-3121.

Assine o Portal

Receba as últimas notícias de Tailândia e região.

Você pode gostar de ver

Motocarreata marca início da festividade de São Francisco de Assis em Tailândia

A motocarreata que marca o início da festividade de São Francisco de Assis…

Regularização fundiária e agronegócios em Tailândia é tema de audiência entre Governo do Estado, Município e produtores

Dezenas de pessoas ligadas à entidades envolvidas com o agronegócio e produtores rurais compareceram a audiência