HGT participa de projeto para testes rápidos e ataques ao vírus do HIV
Coordenador de Enfermagem do hospital, Dimas Rezende de Oliveira Júnior (foto: Ascom/HGT)

O Hospital Geral de Tailândia (HGT) protege a mãe e o bebê desde o parto até o nascimento na medida em que participa e executa o Projeto Nascer do Ministério da Saúde (MS). O programa é voltado para a detecção dos vírus da HIV e da Sífilis, por meio de testes rápidos feitos no hospital. Este ano, quatro recém-nascidos já foram beneficiados com este projeto.

Além dos testes rápidos, com a detecção dos males nos processos reagentes ao vírus, o HGT, via MS, disponibiliza também as medicações necessárias para o primeiro atendimento da gestante e do recém-nascido, a fim de evitar a contaminação cruzada do vírus, no caso de transmissão da mãe para o bebê.

Segundo o coordenador de Enfermagem do hospital, Dimas Rezende de Oliveira Júnior, o projeto garante, ainda, o fornecimento de cinco latas de leite específico para alimentar o bebê nas primeiras semanas de vida. Os cuidados deverão ser redobrados para evitar a transmissão, pois uma das principais formas de contaminação é por intermédio da amamentação materna. “Após a alta médica, as pacientes são encaminhadas ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município, onde o tratamento terá continuidade”, explicou o enfermeiro.

O HGT dispõe também das medicações para profilaxia (precaução) em caso de exposição ao vírus HIV, em vítimas de violência sexual e de trabalhadores da saúde que sofreram acidente ocupacional – por meio de instrumentos perfuro-cortantes -, ou pelo contato direto com material biológico.

Dimas Júnior explica que a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) é uma medida inserida no conjunto de estratégias do Ministério da Saúde de prevenção combinada, usando os medicamentos que fazem parte da profilaxia: coquetel utilizado no tratamento da Aids. A profilaxia deve ser iniciada o mais rápido possível, tendo como limite as horas subsequentes à exposição.

Como funciona a PEP?

De acordo com informações do Ministério da Saúde a PEP utiliza medicamentos antirretrovirais que agem evitando a sobrevivência e a multiplicação do HIV no organismo e, por isso, deve ser iniciado o mais rápido possível, de preferência nas duas primeiras horas à exposição ao vírus e no máximo em até 72 horas. O tratamento dura 28 dias e a pessoa deve ser acompanhada pela equipe de saúde por 90 dias.

“É fundamental a ampliação do acesso à prescrição efetiva nos atendimentos em serviços de urgência/emergência, unidades básicas de saúde e hospitais  públicos e privados”, observou Dimas Júnior.

Serviço:

Com 51 leitos, o HGT oferece assistência de média complexidade para cerca de 240 mil habitantes da mesorregião do nordeste paraense. O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752-3121.

Você pode gostar de ver

Apresentador Felipe Biano tem equipamento de filmagem roubado

O crime aconteceu na vicinal Badarote, em Tailândia, próximo ao residencial Jardim Primavera.

Oitava edição da Trilha da Fumaça reúne centenas em Tailândia

Ao todo foram cerca de 700 participantes de várias cidades, entre motos, quadriciclos e 4 por 4.

Software – Ativador Windows 7 – Saiba como ativar (legalmente) | Portal Tailândia

Ative seu Windows 7 legalmente – Use software original | Portal Tailândia…

Comerciante é preso em Tailândia após comprar 6 caixas de cervejas furtadas

O comerciante Avinaldo Borges de Araújo, foi preso por receptação