HGT faz combate à Diabetes junto aos usuários (Foto: Facebook HGT)
HGT faz combate à Diabetes junto aos usuários (Foto: Facebook HGT)
HGT faz combate à Diabetes junto aos usuários (Foto: Facebook HGT)

A direção do Hospital Geral de Tailândia (HGT), a mais de 340 Km da capital paraense, promoveu ação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Diabetes, comemorado dia 14/11, com ação de cidadania na hall de entrada do hospital, que ofereceu serviços de aferição de glicemia e Pressão Arterial (PA), que culminou no atendimento de quase 100 pessoas, entre colaboradores, usuários e pessoas da comunidade do entorno do HGT.

Segundo o coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), o enfermeiro José Juliano da Costa, a ação teve o objetivo de detecção de casos suspeitos da doença, por intermédio dos testes oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Fizemos o diagnóstico de muitas pessoas que nem imaginavam que tinham diabetes. Durante a ação também captamos indivíduos com alto risco de desenvolver a doença. Eles receberam orientações diversas sobre alimentação mais saudável, importância de atividade física e mudança de estilo de vida”, explicou.

A atividade foi desenvolvida por equipe multiprofissional do HGT que repassou orientação, distribuiu material. A nutricionista do hospital, Silvia Kelly Jacques esclareceu muitas dúvidas aos presentes no evento. “Muitas pessoas foram em suas casas buscar seus parentes para participar da ação educativa”, comentou o enfermeiro, revelando que algumas pessoas tiveram atendimento médico referenciado, sobretudo em casos de glicemia alta, chegando até 519 mg/dl. “Recebemos também pessoas com complicações da hipertensão e diabetes exemplo: cardiopatia, sequelas de AVC”, destacou.

A organização do evento contou com a atuação de profissionais do Núcleo de Ensino Permanente (NEP), Serviço Social,SCIH e Nutricionista. A mobilização deu-se de 9h às 16h30.

 

Via Ascom HGT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *