De acordo com o Ministério da Saúde (MS) a hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. (foto: reprodução)

Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão ( 26 ), o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Geral de Tailândia (HGT)  programou  uma importante ação de educação em saúde que será realizada  25 de abril, de 8h às 11h, no pátio frontal do hospital que será aberto aos acompanhantes de usuários, visitantes e à comunidade em geral com  oferta de teste de Glicemia, aferição de Pressão Arterial (P.A), repasse de orientação e distribuição de material educativo.

Haverá ainda, uma ação interna com palestras nas áreas de atendimento aos usuários do hospital e nas áreas administrativas para envolvimentos dos colaboradores.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS) a hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sangüíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg. Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:  fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física;
Sintomas – dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Diagnóstico – Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.

Prevenção e controle – A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável com  peso adequado, hábitos alimentares mais saudáveis, não abusar do sal, atividade física, evitar tabagismo, moderar consumo de bebida alcoólica e controlar o diabetes, entre outros.

Com 52 leitos, o HGT oferece assistência de baixa e média complexidade para uma população da mesorregião do nordeste paraense estimada em 300 mil habitantes.

O hospital é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

 Serviço:

O Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *