O Hospital Geral de Tailândia (HGT), que presta assistência de média complexidade para cerca de 240 mil habitantes da mesorregião do nordeste paraense, dobrou a quantidade de mamografia e está oferecendo 200 exames para mulheres que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação faz parte da vasta programação da campanha Outubro Rosa, para alertar a população sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Até o dia 31, a equipe de profissionais do hospital, em parceria com instituições públicas e privadas, estão desenvolvendo uma série de atividades de educação em saúde para orientar, sobretudo, o acesso aos serviços para prevenção e tratamento dessa doença que é a segunda que mais provoca mortes no Brasil e no mundo.
Entre as ações desenvolvidas, destacam-se a comemoração alusiva ao Dia das Crianças na unidade hospitalar, que envolveu acompanhantes de usuários nas áreas de atendimento e nas Clínicas, com palestras e distribuição de material educativo sobre o tema aos familiares dos pequenos usuários.
“É fundamental esclarecer aos pais das crianças sobre a importância do cuidar da saúde com atitudes simples, como a prevenção, buscando assistência periodicamente. E com isso, ainda oferecemos uma surpresa com a homenagem pelo Dia das Crianças com muita brincadeira e alegria”, ressaltou a coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização GTH), a pedagoga, Elizabett Gomes.
Uma parceria com a Igreja Nova Aliança, proporcionou atividades lúdicas com repasse de informações para centenas de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Alfredo de Souza, que se divertiram muito com brincadeiras educativas, distribuição de pipocas, cachorro quente, bombons e brinquedos e esclarecimento sobre o câncer de mama e de colo uterino.
Para o diretor executivo do HGT, o especialista em gestão hospitalar, José Neto, a atuação conjunta em favor da coletividade fortalece as ações e melhoram os resultados para uma saúde pública cada vez melhor. “É uma enorme satisfação contribuir com a comunidade e ajudar no combate ao câncer de mama, junto aos nossos jovens para alertar a necessidade da prevenção. Isso vai ajudar a salvar muitas vidas”, aposta o gestor.
Durante a ação, os estudantes também receberam informações sobre “Violência Infantil”, com palestras ministradas pelo enfermeiro José Juliano; e a outra sobre “Câncer de Mama”, proferida pela pedagoga do HGT, Elizabett Gomes.
Estiveram presentes a diretora Administrativa e Financeira do HGT, Rejane Xavier Soares; do gerente de Enfermagem, Ricardo Gomes Junior.
O mais recente evento do “Outubro Rosa” foi realizado dias 19 e 20, no auditório do hospital com uma “Roda de Conversa”, sobre “Prevenção de câncer e útero”. Logo após, os presentes, colaboradores e acompanhantes de usuários, participaram de ginastica Laboral. “Nosso objetivo e despertar nas mulheres o desejo de se prevenir sobre o câncer de mama, e outros tipos da doença”, observou Elizabett. Essa ação foi desenvolvida pela enfermeira, Karla Emanuelle Silva Luz; e Ricardo Oliveira Rodrigues que é auxiliar administrativo do HGT.
A programação segue até o dia 31 deste mês. De 23 a 27, palestras nas áreas de atendimento e nas clínicas sobre “Alimentos que previnem câncer”. De 12 a 31, palestras diárias nas áreas de recepções. Veja a galeria de fotos:
📲 Participe do Canal do Portal Tailândia no WhatsApp
📲 Acompanhe o Portal Tailândia no Facebook, no Instagram e no X.
José Neto adianta que o HGT está aberto às novas parcerias em favor da saúde da população.
Com 52 leitos, o HGT oferece assistência de média complexidade e várias e especialidades aos usuários da região. O hospital é gerido pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com o Governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.