No Dia Mundial da Saúde, comemorado na terça-feira (7), a gestão do Hospital geral de Tailândia (HGT), celebra com ações de educação em saúde junto aos seus usuários e acompanhantes, com palestras sobre alimentação mais saudável e oferta de um cardápio cada vez mais rico nutricionalmente, inclusive para os colaboradores, visando a prevenção de várias doenças, entre elas, as infecções respiratórias.

“Ter uma alimentação adequada e saudável, durante todas as fases da vida, é fundamental para manter uma boa saúde e evitar doenças oportunistas”, destacou a nutricionista Clínica do HGT.

Manfredi destacou que a boa alimentação é importante para prover o aporte de nutrientes, inclusive, para o paciente internado, visando preservar seu estado nutricional, especialmente, durante tratamento de enfermidades agudas e crônicas, assistidas pela equipe multiprofissional do HGT que presta assistência de baixa e média complexidade na mesorregião do nordeste paraense.

A qualidade e o sabor da alimentação servida no HGT foi totalmente aprovada pela usuária Aline Maciel. “Só tenho aa gradecer o atendimento recebido. A comida é muito gostosa, todos eles são educados e atenciosos”.

A ação de educação em saúde, realizada ontem, foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e sua coordenadora, a pedagoga Elizabett Gomes, que também ministrou palestras, ressaltou que a  Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o surto do novo Coronavírus (Covid-19) como pandemia. “O vírus, causador da doença colocou em estado de atenção a população brasileira, que agora busca orientações e prevenção”, observou ao informar que as ações tiveram suporte com distribuição de material educativo sobre o tema. 

É importante ressaltar que durante as palestras aos usuários e acompanhantes na Recepção Central e em outras áreas de atendimento da unidade hospitalar, foi garantida maior segurança ao dispor de espaçamento entre as cadeiras para o distanciamento entre as pessoas, atendendo protocolo do Ministério da Saúde. O HGT oferece ainda dispenser com álcool em geral, além de água e sabão, em todos os banheiros, para higienização das mãos.

Curiosidades– Durante as palestras foram levantados vários questionamentos, entre eles, se existe alimento específico para combater o coronavírus? Patrícia respondeu negativamente, mas explicou que uma alimentação rica em micronutrientes (minerais e vitaminas), associada a substâncias bioativas (não nutrientes) presentes em alimentos que possuem atividade de redução do risco de doenças, se utilizados de forma habitual, podem condicionar um sistema imunológico mais eficiente, com menor risco de doenças. “Entretanto, é importante ter consciência que tais hábitos não nos livram da responsabilidade de adotar as medidas preventivas recomendadas”, destacou a nutricionista.

Ela disse ainda que a alimentação saudável depende de uma diversidade alimentar, não de supostos superalimentos isolados, e deve ser adequada a cada indivíduo conforme assistência prestada pelo nutricionista e o plano alimentar deve ser elaborado com base nas diretrizes estabelecidas no diagnóstico de nutrição, que consiste na identificação e determinação do estado nutricional do paciente, elaborado com base na avaliação do estado nutricional e durante o acompanhamento individualizado e presencial.

O HGT é uma unidade do Governo do Estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa).

Serviço: Com 52 leitos, o Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

*Com informações de Vera Rojas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que aconteceu hoje, direto no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.