Em ação alusiva ao Dia Nacional da Saúde e Nutrição, celebrado em 31 de maio, o HGI realizou palestra ministrada pela nutricionista, Matilde Pinheiro, aos usuários que aguardavam atendimento de consulta ambulatorial e exames complementares, na Recepção Central.

A data, que pertence ao calendário oficial do Ministério da Saúde, tem o objetivo principal de conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação. Com base nisso, os participantes da ação foram orientados a consumir frutas e hortaliças. A atividade também se estendeu aos colaboradores, no Refeitório, durante os horários de suas refeições.

Considerando as propostas do Guia Alimentar da população brasileira, publicado em 2014, que informa princípios e recomendações para a garantia de uma alimentação adequada e saudável, foram repassadas dicas para uma melhor nutrição, entre elas, consumir menos alimentos processados e passar a ingerir mais produtos naturais e frescos. Houve ainda a sugestão de prática de atividade física regular.

Dicas relacionadas às principais refeições também foram repassadas, como por exemplo, o almoço e jantar, que devem conter a distribuição de macronutrientes, sendo 50% vegetais crus e cozidos; 25% de proteína animal e vegetal e 25% de carboidratos.

Durante as palestras, sucos congelados, popularmente conhecidos como chopes, foram distribuídos aos participantes. Na oportunidade, a nutricionista destacou as mais variadas formas saudáveis de prepará-los, utilizando frutas e hortaliças, que além de refrescantes, podem ser utilizadas para desintoxicação do organismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *