Direto do Portal – Há 15 anos ex-prefeito de Tailândia, nordeste do Pará, Francisco Nazareno Gonçalves, 40, era morto com cerca de 9 tiros, no trecho da PA-150, sentido Goianésia do Pará.
O crime chocou moradores da cidade. Duas testemunhas ouviram os disparos e socorrerem Nazareno, que morreu duas horas depois do ocorrido no Hospital de Tailândia, onde hoje fica o Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
Um acusado de ter praticado o crime foi absolvido em 2017 pelo Tribunal do Júri, por fragilidades nas provas. O próprio Ministério Público reconheceu a incerteza da participação do acusado na morte do ex-prefeito. O julgamento aconteceu na cidade de Moju, para onde o processo foi transferido.
Nazareno governou Tailândia em duas ocasiões (1989/1992 e 1997/2000). Foi o primeiro prefeito eleito após a emancipado de Tailândia do município do Acará em 1988, sendo eleito o prefeito mais jovem do Brasil na ocasião.
15 anos após sua morte e com toda sua história no município, o ex-prefeito ainda não recebeu homenagem, não tem o nome lembrado em prédios ou vias públicas de Tailândia.
A morte do ex-prefeito, se junta os assassinatos dos prefeitos de Goianésia do Pará, Breu Branco e Tucuruí, apenas a morte de Nazareno continua uma mistério, mesmo após tanto tempo.