Aumentar cada vez mais a resolutividade do atendimento prestado aos seus usuários e otimizar as ações assistenciais do Hospital Regional Público dos Caetés Dr. Jorge Netto da Costa (HRPC), em Capanema. São alguns dos objetivos do Governo do Pará, por meio da gestão da unidade hospitalar, que no período de janeiro a maio deste ano, realizou mais 30 mil atendimentos mais relevantes e celebra o resultado às vésperas do Dia do Hospital, festejado nesta sexta-feira, 2 de julho.

Entre os procedimentos realizados, foram mais de 930 cirurgias, tem a história do pedreiro Jorge Soares da Fonseca, 60, que sofreu uma queda de sua bicicleta que fraturou gravemente sua perna esquerda. Encaminhado via Regulação Municipal, para internação no Regional dos Caetés, no dia 31 de maio, o usuário passou por cirurgia com fixação externa de fratura de plato tibial.

O atendimento contou com várias fases, entre eles, correção de fratura, limpeza e debridamento pós operatório, que contribuiu diretamente para evolução positiva do quadro de saúde do usuário, que recebeu alta clínica dia 23 deste junho.

Natural de Salinópolis, distante 67 km de Capanema, na sua despedida Jorge Soares, fez questão de deixar sua gratidão à equipe pelo atendimento recebido, nesses 30 dias. “Muito obrigado por tudo. A assistência aqui é muito boa. Tudo é muito com, inclusive, a refeição, limpeza. Nota 10 para atendimento. Aqui fiz muitas amizades e vou sentir saudades, mas estou muito feliz em voltar para minha casa, junto dos meus familiares e amigos”.

Segundo o diretor Técnico da Unidade Hospitalar, Rafael Freitas, a unidade hospitalar representa muito bem a importância do Dia do Hospital junto à população dos Caetés.

“A região Caetés historicamente foi bastante negligenciada quando se fala em saúde nas últimas duas décadas. Inicialmente o perfil do HRPC era para maternidade, mas graças a sensibilidade do atual governador, ao atender os pedidos da população da região, o hospital foi repensado e inaugurado em 2019 com um perfil bem mais amplo, oferecendo serviços essenciais para toda a comunidade da região, como neurocirurgia, cirurgias ortopédicas, cirurgia geral, medicina intensiva, todos com presença desses profissionais 24h por dia, 7 dias por semana”. Afirma o diretor.

O profissional destaca ainda que a presença do hospital fez com que a região virasse uma página ruim de sua história, e hoje o regional dos Caetés atende grande parte das demandas cirúrgicas da população.

Desde sua inauguração, em novembro de 2019, o hospital oferece assistência médica de ponta nas áreas de ortopedia, cirurgia geral, neurocirurgia e medicina intensiva. Conta ainda com equipamentos modernos em todos os seus setores, como tomógrafo de 16 canais, mamógrafo digital, raio X, aparelho de ultrassom, eletrocardiograma, endoscopia digestiva, além de contar com laboratório próprio para realização de exames laboratoriais.

Além de tudo que já foi citado, o hospital conta com um corpo clínico multiprofissional robusto, oferecendo serviços de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Assistente social, dentre vários outros, o que faz do HRPC uma unidade com assistência diferenciada aos usuários do Sistema Único de Saúde da região, garantindo atendimento seguro, de qualidade e humanizado.

De janeiro a maio deste ano, a equipe multiprofissional d HRPC realizou 31.386 procedimentos, entre eles, 3.707 atendimentos ambulatoriais, 977 internações, 931 cirurgias, 21.703 exames gerais, 500 atendimentos urgência/emergência, 84 transfusões de sangue, 2.015 atendimentos serviço social, 874 sessões de fisioterapia, 595 atendimentos com a psicologia, resultando em 31.386 atendimentos.

Estrutura hospitalar- O HRPC disponibiliza 41 leitos, sendo 31 de internação cirúrgica e 10 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI ) adulta, para atender a demanda de 16 municípios da região. Assim, o Hospital também evita que pacientes busquem atendimento na Região Metropolitana e recebam assistência mais perto de seus familiares.

A unidade é referência para Neurocirurgia, Ortopedia/Traumatologia, Cirurgia Geral e Terapia Intensiva. A assistência prestada pelo HRPC atende pacientes procedentes dos municípios vinculados ao 4° Centro Regional de Saúde (4°CRS), composto por Capanema, Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Traquateua e Viseu, mas também são atendidos pacientes provenientes de outras regiões. Os usuários podem ter acesso à assistência no HRPC com encaminhamento via Central Estadual de Regulação.

Serviço- O HRPC é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade hospitalar atende usuários 100% SUS. Estamos na Av: Barão de Capanema ,nº 3191/Bairro Centro Capanema. Mais informações: 91 3462-3051.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *