A Agência Lupa, o Instituto de Tecnologia e Equidade (IT&E) e o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realizam nesta sexta-feira (20), em Belém, a Oficina de Checagem Lupa. O evento que tem a parceria do WhatsApp é destinado a jornalistas independentes e estudantes de Jornalismo do estado do Pará, além de membros do TRE-PA, que vão se aprofundar em técnicas de checagem de fatos.

O jornalista do Portal Tailândia, Josenaldo Jr., foi um dos 15 profissionais junto com estudantes de jornalismo, selecionados para integrar o grupo de participantes do projeto no Pará, após inscrição e seleção realizada pela organização do evento.

Josenaldo Jr. repórter do Portal Tailândia (foto: Pedro Cruz/ Portal Tailândia)

Programa nacional
O objetivo do programa nacional é construir uma grande articulação e mobilização entre Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), organizações da sociedade civil, meios de comunicação independentes e cidadãos para conscientizar, educar e combater os processos de desinformação em massa nas eleições municipais de 2020.

Os participantes selecionados para as oficinas presenciais irão integrar posteriormente o grupo fechado de “Lupeiros”, da Agência Lupa. Ao longo do programa, os Lupeiros serão estimulados a acompanhar os discursos dos candidatos às eleições municipais do seu estado e a produzir checagens para a Lupa durante o processo eleitoral.

Sobre o programa:

O programa nacional DEMOCRACIA DIGITAL será realizado em duas etapas:
A primeira, consistirá no processo de articulação, construção e mobilização de redes em todos os estados da União, resultando na realização de treinamentos presenciais em técnicas de fact-checking para jornalistas, estudantes de jornalismo e servidores dos TREs nos estados.

A segunda etapa será realizada no decorrer de 2020, após a realização dos treinamentos presenciais. Ela consistirá na oferta de treinamentos mais aprofundados de checagem de fatos por meio de cursos online, também facilitados pela Agência Lupa, além da mobilização e da articulação de uma ampla rede descentralizada e qualificada de combate à desinformação nas cinco regiões do Brasil.
Serão utilizadas tecnologias apropriadas para a facilitação do trabalho da rede e dos checadores. Só participará da segunda etapa aquele jornalista ou estudante que concluir a primeira parte do treinamento, ou seja, a atividade presencial no seu respectivo estado.

Agência Lupa
A Agência Lupa é a primeira agência de notícias do Brasil a checar, de forma sistemática e contínua, o grau de veracidade das informações que circulam pelo país. O propósito da agência é contribuir para aprimorar o debate público.

Apoio local ao Portal Tailândia
O Portal Tailândia recebe o apoio local do Posto Santa Clara com custeio das despesas da viagem à Belém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *