Inaugurado há pouco mais de 45 dias pela Prefeitura de Tailândia e HGT, o Centro de Atendimento Pós-Covid tem ajudado pacientes no tratamento de sequelas da doença. Pâmela Lopes foi uma das 2600 pessoas que testaram positivo para a Covid-19, em Tailândia. Três meses após ser diagnosticada, a estudante começou a sentir fraquezas e dores pelo corpo.

Foto: Cleyton Rogerio – Portal Tailândia

Eu comecei a sentir dores nas costas e muita fraqueza“, conta a jovem em entrevista ao Portal Tailândia. Após apresentar essas sequelas, Pâmela procurou o Centro de Atendimento Pós-Covid, inaugurado em agosto passado. “Eu recomendo, aqui eu me sinto em casa, por que sou bem tratada e acompanhada“, destaca Pâmela Lopez.

O local funciona na unidade de saúde do bairro Novo, na travessa Marabá. Além de médico e fisioterapeuta, o Centro conta com educadora física. Kássia Preuss é uma dessas profissionais e segundo ela, existem pacientes que chegam com sequelas graves da Covid. “Existe pacientes que chegam bem piores que a Pâmela“, conta ela.

Foto: Cleyton Rogerio – Portal Tailândia

Para o médico da unidade, Antônio Xavier, as sequelas deixadas pelo novo coronavírus são várias, e afetam tanto o psicológico como a parte física da pessoa. “As sequelas podem ser psicológicas e físicas e podem ser graves“, conta o médico.

Além de atender pacientes que buscam reabilitação pós-covid, a unidade continua atendendo pessoas com sintomas gripais. Para o técnico de enfermagem, Azarias Soares, foi justamente com esse protocolo de atendimento que o município conseguiu ter controle sobre a pandemia. “Aqui foram tratados todos os pacientes que chegaram com sintomas gripais” enaltece o profissional.

“Doutor Xavier” reforça a fala do técnico em enfermagem, e diz ainda que as medidas tomadas em Tailândia foram essenciais para salvar vidas. Para ele, que também atende paciente em São Paulo, Tailândia não deixou a desejar, mesmo com 44 óbitos registrados.

O que foi feito aqui é de primeiro mundo. Não faltou medicamento, teste rápido, nós atendemos todos com sintomas gripais. O prefeito está de parabéns. O esforço da população em acreditar nesse trabalho foi essencial também” diz o médico.

A Pâmela que o diga, depois de apresentar sequelas e começar o tratamento no Centro Pós-Covid, ela não tem medo de indicar à outros pacientes que também testaram positivo e necessitam de acompanhamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *