Desde o dia 10 de janeiro, colaboradores do Hospital Geral de Tailândia (HGT) estão mobilizados na campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, que é responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika. A ação, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Municipal de Saúde, não tem data para terminar e envolve usuários, acompanhantes, visitantes e a comunidade em geral.

Palestras diárias estão sendo realizadas em todas as áreas de atendimentos do hospital e também nos setores administrativos e clínicos, para garantir que a campanha desperte o maior número de pessoas possível para a importância da prevenção contra essas doenças. Banners, panfletos, cartazes fixados em locais estratégicos do hospital, além de mensagens no sistema de fonia interno também reforçam a mensagem da prevenção.

dengue é uma doença de origem viral, transmitida pela picada de mosquitos da espécie Aedes, com diferentes apresentações clínicas, e de prognóstico imprevisível. Após o período de incubação, que vai de quatro a 10 dias entre a picada do mosquito infectado e a manifestação dos sintomas, a doença manifesta os primeiros sintomas, que se assemelham ao de uma síndrome gripal.

Os sinais clínicos de alarme da dengue grave são dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; hipotensão postural e/ou lipotimia (tonturas, decaimento, desmaios); hepatomegalia dolorosa (aumento de tamanho do fígado), sangramento na gengiva e no nariz ou hemorragias importantes (vômitos com sangue e/ou fezes com sangue de cor escura), sonolência ou irritabilidade, diminuição da diurese (volume de urina expelida), queda repentina da temperatura corporal (hipotermia) e desconforto respiratório.

A ação conta com apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Grupo de Trabalho de Humanização e da Secretaria Municipal de Saúde.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752-3121.

Por Vera Rojas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que aconteceu hoje, direto no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.