Caminhada pelas ruas de Tailândia marca o início da Campanha de Conscientização de Combate ao Câncer do Colo de Útero e Mana.

Caminhada Outubro Rosa em Tailândia (Foto: Fernando Jr. Ascom/PMT)
Caminhada Outubro Rosa em Tailândia (Foto: Fernando Jr. Ascom/PMT)

A Campanha Nacional em Tailândia é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e teve início na tarde desta terça-feira, 1 de outubro, com  uma caminhada. A concentração foi realizada no Ginásio de Esportes Municipal e percorreu algumas ruas da cidade. O propósito é mobilizar a população local sobre a importância da campanha voltada para as mulheres.

Serviço

Durante o mês de outubro os postos de saúde em Tailândia irão funcionar em horário especial para atender as mulheres que em decorrência do horário de trabalho não podem se consultar nos horários normais.

Saiba mais sobre o “Outubro Rosa”

O ‘Outubro Rosa' é o mês de conscientização e combate do câncer de mama. De acordo com  dados mais recentes do Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2010, 12.705 mulheres morreram de câncer de mama.

O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas.

Iniciado na década de 90, nos Estados Unidos, vários Estados tinham ações isoladas de realizações de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro.

Em 2008, o Outubro Rosa chegou ao Brasil por iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País.

Congresso Nacional ficará rosa

Nesta terça-feira (1º), o Congresso Nacional terá uma iluminação na cor rosa em referência à campanha Acenda sua Consciência. O evento é uma iniciativa da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a Procuradoria da Mulher do Senado Federal e acontece às 18h.

Em Brasília, outros monumentos serão iluminados por iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) e do Governo Federal. Além disso, haverá uma programação especial com exposições, campanhas e bate-papos sobre o câncer de mama.

Confira fotos da caminhada em Tailândia

 

[divide style=”2″]

Fotos: Fernando Jr. Ascom/PMT

Para acompanhar mais notícias de Tailândia, Curta o Portal Tailândia no Facebook facebook.com/portaltailandia.com.br. Siga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.