O Circuito BVRio acontece em Tailândia nesta quarta-feira, 05/02, às 19hs no Sindimata
O Circuito BVRio acontece em Tailândia nesta quarta-feira, 05/02, às 19hs no Sindimata
O Circuito BVRio acontece em Tailândia nesta quarta-feira, 05/02, às 19hs no Sindimata

A BVRio é uma bolsa de valores ambientais nacional com o objetivo de prover soluções de mercado para auxiliar no cumprimento de leis ambientais, iniciou a negociação das chamadas Cotas de Reserva Ambiental (CRA), a primeira de novas classes de ativos verdes que a bolsa pretende hospedar.

Cada CRA representa 1 hectare de floresta. A lei permite que donos de fazendas que desmataram além do que deveriam possam compensar o fato comprando essas cotas, como se estivessem alugando áreas de floresta para se adequarem à lei.

As pessoas que geram e vendem as CRAs são proprietários rurais que possuem florestas a mais do que a lei exige.

Circuito BVRio em Tailândia

A BVRio, em parceria com o Imazon, Secretaria de Municípios Verdes do Pará e Acrimat realizará durante Janeiro a Maio de 2014 o Circuito BVRio, que percorrerá em caravana 40 municípios do estado do Pará e Mato Grosso realizando palestras sobre o novo código florestal, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), as cotas de reserva ambiental (CRAs) e fontes de financiamento para regularização ambiental. Em Tailândia o evento acontece na noite desta quarta-feira, 05, às 19hs no Sindicato das Indústrias Madeireiras de Tailândia (Sindimata).

Saiba mais

Pela lei brasileira, donos de áreas rurais precisam manter de 20 a 80 por cento das florestas existentes nas propriedades, dependendo de onde elas se localizam.

Vários Estados brasileiros já estão discutindo legislações que propõem cobranças por serviços ambientais. Também há projetos tramitando no Congresso Nacional.

Especialistas acreditam que em um futuro próximo empresas deverão ter tetos para utilização de bens como água ou para a geração de resíduos industriais. No caso de excederem esses limites, teriam que comprar direitos adicionais em ambientes de negociação como a BVRio.

No caso das cotas de reserva legal, o que está sendo negociado é apenas a floresta, não a terra onde ela está plantada.

O processo para se saber se um produtor possui ou não área extra de floresta para vender passa pelo Cadastro Ambiental Rural, um procedimento também criado pelo Código Florestal.

 

Para acompanhar mais notícias de Tailândia, Curta o Portal Tailândia no Facebook facebook.com/portaltailandia.com.br. Siga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.