As principais atividades econômicas de Tailândia/PA

A base econômica do município de Tailândia sempre esteve alicerçada no extrativismo madeireiro e na produção agropecuária com destaque para as culturas do dendê, mandioca, caju, grãos e pecuária de corte e leite.  Por outro lado, a instalação de agroindústrias de despolpamento de frutas, beneficiamento castanha de caju e farinha de mandioca, aliado a existência do cultivo rural da agricultura familiar tem papel fundamental na verticalização da produção, que ainda é modesta.




A atividade madeireira moveu o município de Tailândia por vários anos. (Foto: Imazon)
A atividade madeireira moveu o município de Tailândia por vários anos. (Foto: Imazon)

Locais de comercialização agrícola

Além do Mercado Municipal que concentra durante a semana inteira o comércio dos cultivos, carne e pesca, a Feira Livre que fica localizada ao lado do mercado municipal, também agrega comerciantes agrícolas e famílias inteiras que trabalham em sua maioria no comércio de confecções. A partir de 2013, todos os sábados pela manhã boa parte dos agricultores familiares da região armam suas tendas também ao lado do mercado e comercializam os produtos de suas roças, inclusive comidas derivadas da produção, como bolos, tapioca entre outros.

Feirinha do Agricultor Familiar em Tailândia Pará (Foto: Secretaria de Agricultura)
Feirinha do Agricultor Familiar em Tailândia Pará (Foto: Secretaria de Agricultura)

O passado da indústria madeireira e o horizonte no agronegócio

O extrativismo madeireiro e derivados foi ao longo desses 30 anos de história do município a mola principal da economia local. Hoje essa posição de proeminência da indústria madeireira tem sido gradativamente substituída pelo agronegócio, com destaque para o cultivo da palma de dendê que reúne várias empresas em torno do setor, sendo Tailândia um dos polos produtores de maior expressão mundial. Uma nova indústria esmagadora de dendê está prevista para ser construída no município. O Pará tem uma área plantada que chega a 140 mil hectares e é responsável por 90% da produção de dendê no Brasil.




Tailândia tem ganhado notoriedade também na pecuária, e atualmente conta com pelo menos quatro grandes empresas na exportação de bovinos. Vale ressaltar que as áreas degradas no passado pela cultura extrativista madeireira, contribuem para esse novo cenário.

Produção de grãos

A produção de grãos no município de Tailândia, especialmente o milho e a soja, é uma realidade visível aos olhos dos que passam pela rodovia PA-150. Agora além da tradicional paisagem das fazendas de gado, grandes plantações podem ser vistas de um lado e de outro da rodovia, e a expectativa do setor é que novos e grandes investidores estejam desembarcando no município nos próximos meses. É apenas o começo de uma cadeia de produção que promete.

Tailândia é um dos maiores produtores de dendê do Brasil (Foto: Josenaldo Jr. / Portal Tailândia)
Tailândia é um dos maiores produtores de dendê do Brasil (Foto: Josenaldo Jr. / Portal Tailândia)
industria--polo-dende-tailandia-pa-economia (1)
Fruto de dendê nas mãos de Massao Ozaki, produtor do município (Foto: Josenaldo Jr. / Portal Tailândia)
industria--polo-dende-tailandia-pa-economia (2)
Trabalhador rural na colheita do dendê na fazenda do sr. Massao Ozaki em Tailândia (Foto: Josenaldo Jr. / Portal Tailândia)
industria--polo-dende-tailandia-pa-economia (3)
Uma das atividades que mais geram renda no município (Foto: Josenaldo Jr. / Portal Tailândia)

Piscicultura

A piscicultura é uma outra área em ascensão nos últimos três anos no município, com uma política municipal de incentivo aos produtores de pescado, Tailândia realiza anualmente a “Feira do Peixe Vivo”, que no mês de abril reúne a produção dos piscicultores locais em pontos estratégicos da cidade e no Distrito Palmares, com o intuito de comercializar a produção.

Primeira edição da Feira do Peixe Vivo em Tailândia - 2013 (Foto: divulgação)
Primeira edição da Feira do Peixe Vivo em Tailândia – 2013 (Foto: divulgação)

Construção civil e serviços

A construção civil e a área de serviços nos últimos anos tem crescido consideravelmente, a ponto de gerar escassez de mão-de-obra qualificada na região. A paisagem de Tailândia passou por fortes mudanças nos últimos 10 anos, onde antes se viam apenas casas de madeiras, ou mesmo barracos, hoje se vê construções de alvenaria, a evolução aconteceu tanto nas áreas de residência quanto de comércio.




E é nesse compasso que a cidade de Tailândia vai se reinventando, superando desafios e quebrando paradigmas, crescendo e empreendendo nessa jornada que apenas começa.

 

Referência

Resumo do Município de Tailândia (Aspectos Econômicos)

Você pode gostar de ver

Rapaz é morto à tiros na vila Turi-Açu, município de Tailândia

Um rapaz até agora identificado apenas como “Rogério” foi morto à tiros…

André Valadão será atração gospel no aniversário de Tailândia

Foi confirmado pela prefeitura de Tailândia e conselho de pastores de Tailândia, que o show será realizado dia 10 de Maio.

Dois acusados de assaltos a vans são presos em Moju, um é morador de Tailândia

Com eles, a polícia encontrou duas armas de fogo, tipo espingarda, quatro motores e 2 antenas de celulares.