FOTO: MÁCIO FERREIRA / AG. PARÁ

Alunos de seis municípios da região participam da primeira seletiva regional dos Jogos Estudantis Paraenses (Jeps), na cidade de Moju. O evento é realizado no Ginásio Poliesportivo Iverson Pereira dos Santos. Mais de 600 atletas dos municípios de Moju, Abaetetuba, Barcarena, Tailândia, Igarapé Miri e Acará disputam a competição nas modalidades Basquete, Handebol, Futsal e Volei (Masculino e Feminino nas categorias A e B) até o próximo domingo, 21.

Atletas de Tailândia representam as escolas Maria do Socorro Ricarte Lopes, Nossa Senhora de Fátima I, da Vila Olho D’água, escola Sonho Meu, São Francisco de Assis e Eriberto Jarper, do Distrito de Palmares, para disputar as modalidades de handebol, vôlei e futsal.

FOTO: MÁCIO FERREIRA / AG. PARÁ

A novidade neste ano nos Jeps é a participação dos oficineiros de Comunicação Popular do Projeto Biizu, da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) que desde segunda-feira, 15, estão no município transmitindo conhecimento em fotografia e audiovisual para aproximadamente 80 alunos e com eles realizando uma espécie de “Profissão Repórter” na cobertura jornalística do evento.

Uma das equipes mais fortes da seletiva vem do município de Abaetetuba, que neste ano participa com uma delegação de 18 alunos. “Quando nós entramos em uma seletiva é para conquistar o destaque. Nós nos preparamos muito para isso, nossas equipes treinaram muito”, ressaltou o técnico da delegação, Samuel Leão.

A importância dos jogos

Neste ano, mais de 26 mil alunos-atletas de 138 escolas do estado do Pará participam da 59ª edição dos Jogos Estudantis Paraenses 2017 (Jeps). A competição terá sete regionais: Moju, Mocajuba, Breves, Maracanã, Santa Izabel, Igarapé-Açu e Marabá. Os alunos competirão nas modalidades coletivas que são: Vôlei, Futsal, Handebol e Basquete Masculino e Feminino, e nas modalidades individuais que envolvem Tênis de Mesa e Xadrez, na categoria A, de 12 a 14 anos, e B, de 15 a 17 anos.

Os alunos-atletas que se destacarem nas modalidades individuais, assim como as equipes campeãs das modalidades coletivas irão representar o estado do Pará nos Jogos Escolares da Juventude, que acontecem anualmente, sendo promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com o Ministério do Esporte e apoio do grupo Globo. Este é o maior evento esportivo estudantil do Brasil.

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio do Projeto Construindo Sonhos, irá realizar inúmeras palestras sobre Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas, enfatizando os perigos que os atletas correm quando são levados para outros lugares com promessas de sucesso.

O Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) ministrará, por meio de seus professores de Educação Física, oficinas sobre Esporte Escolar, Educação Física Escolar e Adaptada. Os Jeps também terão um hotsite, o objetivo é fazer com que o aluno-atleta fique atualizado sobre os acontecimentos dos jogos, compartilhando fotos, vídeos, notícias e comunicados sobre a competição. Para acessar basta digitar o endereço eletrônico http://www.jeps.pa.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *