A Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas, firmou parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), com o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES) e o Senai Cimatec para desenvolvimento de um protótipo de colheitadeira. 

A iniciativa, inédita do mercado de palma, terá início em setembro deste ano e prevê a chegada do equipamento ao mercado até 2024. Além de viabilizar um aumento significativo de produtividade no setor, a aliança entre as organizações cumprirá um importante papel social.

Ela irá reduzir a eventual exposição dos colaboradores que atualmente realizam este trabalho de forma manual e viabilizar oportunidades de desenvolvimento profissional na própria operação do equipamento e em outras funções estratégicas. 

“A Agropalma tem a tecnologia e a inovação em seu DNA e estamos bastante animados com a parceria e o projeto desafiador que temos pela frente. Nos unimos a grandes parceiros, com quem iremos compartilhar conhecimento técnico e prático, visando dar um passo importante rumo a um mercado de palma cada vez mais tecnológico, sustentável e produtivo”, afirma Beny Fiterman, presidente da Agropalma e das empresas não financeiras do Conglomerado Alfa. 

O compromisso com os colaboradores é reforçado por Marcella Novaes, Diretora Administrativa da Agropalma. “Em todo o mundo, a Agricultura 4.0 tem viabilizado o desenvolvimento profissional dos trabalhadores, que passam a assumir o controle das máquinas e outras funções operacionais e até estratégicas. Assim como já estamos fazendo há 40 anos, seguiremos investindo na qualificação da mão de obra local, possibilitando o desenvolvimento de nossos times”, explica. 

A inovação e a tecnologia já fazem parte da operação da Agropalma. Atualmente, a empresa possui uma série de iniciativas nesse campo, como a utilização de drones para monitoramento do plantio e o uso de etiquetas RFID (identificação por radiofrequência) para monitorar a retirada das caixas com os frutos e a chegada às usinas de extração, promovendo mais agilidade ao processo.

Sobre a Agropalma

A Agropalma é a maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas. Sua atuação perfaz toda a cadeia produtiva, da produção de mudas ao óleo refinado e gorduras especiais às soluções de alto valor agregado, incluindo produtos orgânicos. Sua trajetória começou em 1982, no município de Tailândia, no Pará. Hoje a empresa conta com seis indústrias de extração de óleo bruto, um terminal de exportação alfandegado, duas refinarias e emprega cerca de 5 mil colaboradores. A Agropalma tem como propósito tornar a palma sustentável uma referência brasileira. Para mais informações, acesse: www.agropalma.com.br.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC), Saúde (MS) e Economia (ME). A instituição garante equipe qualificada e recursos não reembolsáveis para empresas brasileiras que desejam inovar. Em apenas sete anos, mais de 1600 projetos já receberam o apoio da EMBRAPII, totalizando mais de R$ 2,2 bilhões em investimentos.

Sobre o BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Economia. Principal instrumento do Governo Federal para financiamento de projetos de longo prazo e investimento em segmentos variados da economia brasileira, o BNDES foi criado em 1952 e é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo.

Sobre o Senai Cimatec

O Campus Integrado de Manufatura e Tecnologias – Senai Cimatec é um dos mais avançados centros de educação, tecnologia e inovação do país. Atua no desenvolvimento de serviços tecnológicos inovadores para o apoio à pesquisa e inovação em empresas. Com uma larga experiência no desenvolvimento de projetos inovadores é reconhecido pelas empresas baianas e nacionais pela sua capacidade técnica no atendimento às demandas industriais.

Comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.