O I Fórum Estadual de Educação em Artes Visuais que acontece entre os dias 5 e 7 de julho em Tailândia.

forum-artes-visuais-tailandia-pa_portal-tailandia

Tailândia recebe o I Fórum Estadual de Educação em Artes Visuais que acontece entre os dias 5 e 7 de julho, no Polo Universitário de Tailândia. O evento é realizado pelo curso de Artes Visuais do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor/UFPA).

O Fórum Estadual de Educação em Artes Visuais oportuniza uma ampla reflexão e debate sobre as condições de formação, trabalho e vida dos professores de Arte no Estados. Entendendo que a qualidade dessas condições, repercutem indiscutivelmente na formação dos alunos dos municípios, na medida em que eles – os alunos -são o ponto mais importante da Cadeia Formativa da Educação.

Do processo de mudança na Amazônia que atravessa a Educação Formal, a necessidade de criação de um Fórum que possa discutir os dois eixos temáticos: Diretrizes e Políticas Educacionais para área de Artes e as Práticas Pedagógicas em Artes Visuais numa relação transdisciplinar com outros campos de conhecimento.

forum-estadual-educacao-artes-visuais-tailandia-pa

 EIXOS TEMÁTICOS:

1º Eixo: – Diretrizes e Políticas Educacionais para Área de Arte
No que diz respeito às Diretrizes e Políticas entendemos que o efeito de seus acontecimentos no plano de cada município é um ponto crucial no modo de definição e compreensão do processo educativo em Arte. As diretrizes que orientam a área, desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) situa os objetivos, os princípios, as formas de organizações e investimentos na educação, contudo, atravessada por determinações dos Conselhos, das Secretarias, das Diretorias de Ensino e Direções de Escola, entre outras instâncias de gestão pública e privada.

As condições de ensino nos locais onde as práticas educacionais se desenvolvem, são marcadas por determinações jurídicas, políticas, econômicas, geográficas e espaciais. Nesse sentido é necessário compreender e discutir, refletindo sobre as aplicabilidades locais, desde a legislação macro, a LDB, as Resoluções para a Educação em Artes, os Parâmetros Curriculares Nacionais, assim como os processos de Educação Continuada, a carga-horária para as disciplinas, o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) etc. Esses fatores revelam, em última instância, a negação ou a busca do que afirma o sentido da Educação no Art. 2º da LDB: “princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana”.

2º Eixo: Práticas Pedagógicas em Artes Visuais
Se a Legislação e as condições objetivas de ensino em cada município são determinantes no processo educacional, isto se verifica de forma profunda nas práticas pedagógicas: na linguagem, no corpo, na seleção e organização de conteúdos, nos discursos em circulação em sala de aula,  na relação professor-aluno etc. Com o objetivo de mapear os elementos constituintes das práticas pedagógicas este Eixo convoca os professores de arte a relatarem, debaterem, exporem suas práticas em vista de uma maior consciência do papel da Artes Visuais na Educação.

Os operadores das práticas pedagógicas são os reveladores das marcas socioculturais, políticas e econômicas vigentes em cada município. Portanto abre-se uma gama complexa de fatores determinantes e suas formas de estruturação. São as diversas práticas que vão apontar as direções do processo educativo por meio da arte. Desse modo os conteúdos artísticos, os conceitos teórico-práticos apontarão o rumo da educação: para a liberdade ou o cerceamento. Daí a necessidade desse Eixo, pois ele revela as vísceras do processo educacional de forma explícita.

Serviço

Polo Universitário de Tailândia

Endereço: Av. Florianópolis. Nº S/N

Bairro: Novo

Telefone: (91) 3752-1163

[divide style=”2″]

Para acompanhar mais notícias de Tailândia, Curta o Portal Tailândia no Facebook: facebook.com/portaltailandia.com.brSiga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.

Portal UFPA

FAVPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.