Referência na assistência de baixa e média complexidade aos usuários da mesorregião do nordeste paraense, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) oferece, entre as várias especialidades, o serviço de Fonoaudiologia, que tem sua categoria homenageada nesta quarta-feira, 9.

A atuação desses profissionais é de fundamental importância para recuperação e reabilitação do paciente, reduzindo o tempo de internação com o desenvolvimento de atividades respiratórias e motoras, evitando contratura e deformidades, principalmente na manutenção da função respiratória em pacientes submetidos à ventilação mecânica. Destacamos ainda outros benefícios como a diminuição do tempo de intubação do paciente, minimizando o risco de broncoaspiração, por exemplo.

A fono do HGT, Sinthia Leão, complementa que este profissional atua de forma interdisciplinar com objetivo de prevenir ou minimizar as sequelas dos usuários internados, por meio de avaliação, reabilitação e triagem das funções orofaciais, que melhora a qualidade de vida do paciente.


A avaliação sobre a necessidade dessa terapia é feita pelo médico ou pela equipe de enfermagem que acompanham o tratamento do usuário que, por exemplo, apresenta dificuldades na alimentação como deglutição, mastigação e sucção. “Os casos mais comuns para o atendimento de fonoaudiologia vão de disfagia (dificuldade de engolir), desmame de sonda, estimulação da amamentação, adequação da posição e orientação a equipe de enfermagem às parturientes”, observou a Sinthia Leão.

Dados de atendimento- Dos atendimentos mais relevantes efetuados pela equipe multidisciplinar do HGT, ano passado, foram 618 foram de fonoaudiologia. De janeiro a novembro de 2020, foram realizados 615.

Estrutura- Com 51 leitos, o HGT dispõe de assistência de média complexidade garantida por uma equipe multidisciplinar que oferece as especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia.

Serviço: O HGT é um órgão do governo do estado que está localizado na Av. Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Por: HGT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *