Roberto Carlos Gambim fala em mais uma de suas muitas e recentes aparições na emissora local BMTV, afiliada a Rede Record (Imagem: BMTV)
Roberto Carlos Gambim  fala em mais uma de suas muitas e recentes aparições na emissora local BMTV, afiliada a Rede Record (Imagem: BMTV)
Roberto Carlos Gambim fala em mais uma de suas muitas e recentes aparições na emissora local BMTV, afiliada a Rede Record (Imagem: BMTV)

Parece que as forças políticas tailandeses estão se movimentando, articulando novas ações, umas à surdina e outras nem tanto. A chapa estaria esquentando ou esquentou faz tempo e ninguém sentiu sua temperatura?

Pois bem, nos últimos dias tem circulado no WhatsApp um vídeo em que o ex-secretário de Planejamento, do ex-prefeito Gilbertinho, e haja ex, Roberto Carlos, não confundir com o rei Roberto Carlos, cantor, estou falando do Gambin, gaúcho ou sul-rio-grandense, reconhecido por sua inteligência e experiência no serviço público, anunciou um novo programa de TV (?) em que se discutirá o crescimento desordenado da cidade, desordem na cidade, problemas com infraestrutura, saneamento básico, saúde, educação, água e lixo. Esses segundo o vídeo que circula, serão os temas debatidos no Tailândia “Aqui & Agora”. Seria ele o salvador da pátria apresentando defeitos e possíveis soluções? Politicamente falando o programa é muito pertinente, principalmente na proporção que as eleições de 2016 se aproximam, e aproveitar o tempo é importante. O programa também teria um valor informativo muito bom, uma vez que se discutiria problemas do Aqui e do Agora, problemas de Tailândia. Agora resta saber se haverá imparcialidade, democracia, verdade e oportunidade para o contraditório, para quem está do lado de lá. Aguardamos!

Alheio ou fingindo? Está o prefeito de Tailândia, livre, leve e solto, indo e vindo de Brasília e Belém em busca de recursos, de melhorias para cidade, pelo menos é o que todos dizem.

Nos últimos dias o gestor municipal participou da entrega de certificados a 90 mototaxistas que participaram do curso de capacitação que foi possível mediante parcerias entre Prefeitura Municipal de Tailândia, Governo do Estado, Sindicato dos Mototaxistas do Pará e o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem de Transporte (Sest/Senat). O prefeito também visitou os alunos do Cursinho Popular na Escola Ezequiel fruto de uma parceria com o Instituto Teodorico Aleixo.

Ney da Saúde deve estar ciente que mesmo diante de resultados positivos para o município como adimplência e com as papeladas em dias, mesmo assim sua imagem diante do povo não é das melhores. Falta de carisma? Não tem o cheiro nem a voz do povo? Algo ainda não deu certo, pelo menos para opinião pública. Mas como diz o otimista Shahin, presidente de honra do PDT, sírio radicado no Brasil, “vai dar certo”.

Um proverbio popular diz: “quanto mais rezo mais assombração aparece”, pois bem, quem tem motivos de sobra para se sentir assombrado é o ex-prefeito Valdinei Afonso Palhares que teve seus bens bloqueados sob a acusação de desvio de R$ 715 MIL em recursos federais, valor este destinado à compra de medicamentos. Não sei se tudo isso é obra do acaso ou consequências naturais da peregrinação política que sobre uns trás bonança e sobre outros assombrações, tipo sexta-feira 13.

Nossa torcida é que tudo se desenrole num clima de paz, democracia e transparência para que os tailandeses sejam de fato beneficiados por ações concretas que lhes tragam saúde, educação, segurança e qualidade de vida.

 

Taciano Cassimiro  colunista do Portal Tailândia, escritor, blogueiro, missionário, palestrante e professor.

 

Comentário
  1. Quando numa crise se protraem as discussões, as análises reflectidas, as lentas cogitações, o povo não tem garantias de melhoramento nem o país esperanças de salvação. Nós não somos impacientes. Sabemos que o nosso estado financeiro não se resolve em bem da pátria no espaço de quarenta horas. Sabemos que um deficit arreigado, inoculado, que é um vício nacional, que foi criado em muitos anos, só em muitos anos será destruído.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *