O cenário político de Tailândia está esquentando?
Roberto Carlos Gambim fala em mais uma de suas muitas e recentes aparições na emissora local BMTV, afiliada a Rede Record (Imagem: BMTV)
Roberto Carlos Gambim  fala em mais uma de suas muitas e recentes aparições na emissora local BMTV, afiliada a Rede Record (Imagem: BMTV)
Roberto Carlos Gambim fala em mais uma de suas muitas e recentes aparições na emissora local BMTV, afiliada a Rede Record (Imagem: BMTV)

Parece que as forças políticas tailandeses estão se movimentando, articulando novas ações, umas à surdina e outras nem tanto. A chapa estaria esquentando ou esquentou faz tempo e ninguém sentiu sua temperatura?

Pois bem, nos últimos dias tem circulado no WhatsApp um vídeo em que o ex-secretário de Planejamento, do ex-prefeito Gilbertinho, e haja ex, Roberto Carlos, não confundir com o rei Roberto Carlos, cantor, estou falando do Gambin, gaúcho ou sul-rio-grandense, reconhecido por sua inteligência e experiência no serviço público, anunciou um novo programa de TV (?) em que se discutirá o crescimento desordenado da cidade, desordem na cidade, problemas com infraestrutura, saneamento básico, saúde, educação, água e lixo. Esses segundo o vídeo que circula, serão os temas debatidos no Tailândia “Aqui & Agora”. Seria ele o salvador da pátria apresentando defeitos e possíveis soluções? Politicamente falando o programa é muito pertinente, principalmente na proporção que as eleições de 2016 se aproximam, e aproveitar o tempo é importante. O programa também teria um valor informativo muito bom, uma vez que se discutiria problemas do Aqui e do Agora, problemas de Tailândia. Agora resta saber se haverá imparcialidade, democracia, verdade e oportunidade para o contraditório, para quem está do lado de lá. Aguardamos!

Alheio ou fingindo? Está o prefeito de Tailândia, livre, leve e solto, indo e vindo de Brasília e Belém em busca de recursos, de melhorias para cidade, pelo menos é o que todos dizem.

Nos últimos dias o gestor municipal participou da entrega de certificados a 90 mototaxistas que participaram do curso de capacitação que foi possível mediante parcerias entre Prefeitura Municipal de Tailândia, Governo do Estado, Sindicato dos Mototaxistas do Pará e o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem de Transporte (Sest/Senat). O prefeito também visitou os alunos do Cursinho Popular na Escola Ezequiel fruto de uma parceria com o Instituto Teodorico Aleixo.

Ney da Saúde deve estar ciente que mesmo diante de resultados positivos para o município como adimplência e com as papeladas em dias, mesmo assim sua imagem diante do povo não é das melhores. Falta de carisma? Não tem o cheiro nem a voz do povo? Algo ainda não deu certo, pelo menos para opinião pública. Mas como diz o otimista Shahin, presidente de honra do PDT, sírio radicado no Brasil, “vai dar certo”.

Um proverbio popular diz: “quanto mais rezo mais assombração aparece”, pois bem, quem tem motivos de sobra para se sentir assombrado é o ex-prefeito Valdinei Afonso Palhares que teve seus bens bloqueados sob a acusação de desvio de R$ 715 MIL em recursos federais, valor este destinado à compra de medicamentos. Não sei se tudo isso é obra do acaso ou consequências naturais da peregrinação política que sobre uns trás bonança e sobre outros assombrações, tipo sexta-feira 13.

Nossa torcida é que tudo se desenrole num clima de paz, democracia e transparência para que os tailandeses sejam de fato beneficiados por ações concretas que lhes tragam saúde, educação, segurança e qualidade de vida.

 

Taciano Cassimiro  colunista do Portal Tailândia, escritor, blogueiro, missionário, palestrante e professor.

 

Você pode gostar de ver

Texas Rodeio e Portal Tailândia sorteiam ingressos para a Expotai 2014

O Portal Tailândia é o site oficial da Expotai 2014. Essa parceria traz agora sorteio de ingressos para os quatro dias de festa no Texas Rodeio.

MP determina que Sema fiiscalize produtoras de dendê em até 30 dias

Sema realizará fiscalizações no prazo de 30 dias em empresas e imóveis…

Em Tailândia homem é preso pela PM com 2 kg de maconha

A Polícia Militar, através da guarnição Moto Patrulhamento, prendeu Jaime Júnior Amorim,…

Jatene anuncia investimento de R$ 600 milhões no Pará e inclui Tailândia

Governador promete pavimentar mais de mil quilômetros de asfalto da malha viária…