Foto: Reprodução

Com a chegada do período chuvoso, é importante redobrar os cuidados com a saúde e manter uma boa alimentação. As frutas podem ajudar na melhora da imunidade, além de serem deliciosas, essas frutas ajudam a fortalecer o organismo.

Pensando nisso, separamos cinco frutas tipicamente paraenses perfeitas para serem consumidas nessa época do ano.

Açaí

Açaí é, sem dúvida, uma das frutas mais famosas da Amazônia! Largamente aceita pelo consumidor brasileiro, logo caiu nas graças de outros países e hoje é uma das líderes de exportação. 

O fruto é extraído do açaizeiro, palmeira que chega a 30 m de altura. A extração é feita após deixar o fruto de molho para, em seguida, amassar o caroço. A mistura é coada para obter o líquido espesso e de sabor incomparável. 

O açaí pode ser consumido gelado e com açúcar, farinha de tapioca ou d’água. Também é usado no preparo de sorvetes, licores, mousses, entre outras receitas. 

Cupuaçu

cupuaçu é outro velho conhecido nosso, recheando bombons e complementando as porções de açaí na tigela. A fruta de casca dura e marrom escura leva dentro cerca de 50 sementes recobertas por uma massa branca e espessa, de onde é extraído o sumo. 

O sabor forte e agridoce compõe uma série de receitas, como vinho, sorvetes, geleias, pudins, tortas, cremes, bolos, licores, compotas, recheios, mousses e doces diversos.  

Castanha do Pará 

📲 Participe do Canal do Portal Tailândia no WhatsApp
📲 Acompanhe o Portal Tailândia no Facebook, no Instagram e no X.

Você, certamente, já consumiu doces feitos à base de castanha do Pará ou então a própria castanha. Saborosa e de alto valor nutritivo, a castanha é extraída de uma árvore que chega a 50 metros de altura. 

Um dos principais produtos de exportação do Pará vem com uma casca fina e pouco resistente e, quando fresca, fornece o leite que é base de vários pratos típicos paraenses. 

Porém, a castanha do Pará também está presente em inúmeras receitas, como confeitos, recheios, coberturas de bolos, além de doces diversos.   

Bacuri

Ouça os especialistas: o bacuri é uma verdadeira experiência sensorial! Fruto do bacurizeiro, é pouco maior que uma laranja e tem casca grossa de cor amarelada. Dentro dela, são encontradas sementes grandes revestidas de um polpa branca com sabor agridoce. 

A polpa fica entre as sementes e o uso do bacuri é ilimitado. Desde refrescos, sorvetes, licores, geleias, tortas, a fruta é base ainda para cremes, bolos, recheios, mousses, balas e outros doces.  

Pupunha

pupunha é uma fruta que dá em cachos na pupunheira, palmeira gigante que desafia os catadores na hora da colheita. Os frutos se apresentam em diferentes cores, variando conforme a planta – vermelha, amarela, esverdeada, por exemplo. 

A pupunha é daquelas que se aproveita até o caroço, literalmente! A polpa amarela pode ser consumida com mel de cana ou manteiga, além de caramelada ou em compota. 

O caroço é o coquinho que também vira petisco. Mas, lembre-se de cozinhar a pupunha em água e sal antes de consumir!  

Por: Roma News

Comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *