Unidade oncológica em Tucuruí encerra Março Lilás com Blitz da saúde
“Blitz da Saúde” deu orientações e distribuiu material educativo sobre a importância da prevenção do câncer de colo de útero (foto: Ascom Unacon)

O encerramento da campanha “Março Lilás” promovida pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho (Unacon), foi marcado por uma “Blitz da Saúde”, com orientações e distribuição de material educativo sobre a importância da prevenção do câncer de colo de útero, em pontos estratégicos da cidade de Tucuruí, nesta sexta-feira, 29, em parceria com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano de Tucuruí – CTTUC.

Para Francisco Amorim Frazão, agente da CTTUC e coordenador do Departamento de Educação do órgão, a parceria com a Unacon é muito importante, pois ajuda na conscientização das pessoas, na área da saúde e no trânsito. “Essa parceria conscientiza os condutores sobre segurança no trânsito, e  ainda consegue informar as pessoas, quanto a importância de  prevenir contra o câncer”, disse o agente.

A mobilização, em parceria com a Secretária de Estado de Saúde (Sespa), teve início dia 6, e ao longo do período, uma vasta programação foi realizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), com palestras para os públicos interno e externo. Outra ação oferecida foi a  musicoterapia, por meio de parcerias, entre elas, do cantor Igor Nemo, que levou alegria e descontração aos pacientes atendidos na Unidade. “A música proporciona momentos de emoção e felicidade tanto para os pacientes, quanto para nós, voluntários que realizamos a atividade”, disse ele.

No dia 22, centenas de pessoas de Tucuruí e localidades vizinhas foram beneficiadas com dia “D” da Campanha, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Durante todo o dia foram coletados materiais de 155 papanicolau (preventivo), 150 testes rápidos para sífilis e HIV, e cerca de 40 novos  cartões do SUS foram emitidos.

A dona de casa Maria Augusta foi uma das beneficiadas e saiu satisfeita com os resultados.” Eu fiquei sabendo dessa ação e resolvi atualizar os exames, e não poderia ser melhor, porque até agora todos os resultados deram negativos, sinal que a saúde está bem”, disse.

O médico e diretor Técnico da unidade, Carlos Eduardo, ressalta a importância das campanhas para a conscientização da população, mas alerta que os cuidados e a prevenção não devem ocorrer só nas campanhas, mas diariamente. “O  resultado de ações como esta, realmente proporcionam um resultado positivo e o alcance da população é surpreendente, mas a prevenção deve ser um cuidado diário, respeitando os prazos indicados para a realização dos exames que identificam alguns tipos de câncer, como o preventivo, em relação ao câncer de colo uterino”, alerta o médico.

Ele destaca ainda que o câncer do colo de útero, é uma doença grave e, se descoberta em estágio avançado é difícil de tratar, por isso, a prevenção é tão importante, e deve começar cedo, com a vacina contra o HPV.

Atendimentos- A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho- Unacon Tucuruí, aderiu à campanha “Março Lilás por todo o Pará”, que a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) lançou para atuar no combate a principal causa de morte por câncer de mulheres no Pará.

Na Unacon, o câncer de colo uterino está entre os três tipos de cânceres mais frequentes entre a população da região e, assim como no Brasil, afeta as mulheres mais jovens. Atualmente a unidade possui 100 pacientes cadastradas com câncer de colo de útero. O principal fator de risco é a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV).

A Unacon Tucuruí é uma unidade de saúde do Governo do Estado, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço: A Unacon Tucuruí funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos fones: (94) 3778.4928/4599.

Você pode gostar de ver

Acusado de estuprar criança em Tucuruí foi preso pela Polícia Civil nesta manhã

Ele foi responsável pelo estupro de uma criança de apenas 07 anos na zona rural do Breu Branco

Câmara de Tucuruí deve votar cassação de prefeito

Vereadores da Câmara Municipal de Tucuruí, sudeste paraense, devem votar nesta terça-feira…

Ministério Público afirma que acompanhará investigação do assassinato de prefeito de Tucuruí

O Ministério Público do Estado do Pará informou nesta terça-feira (25) que…

Em Tucuruí Polícia Civil apreende mais de 600 toras de madeira

Ao todo, sete pessoas, entre elas um menor de idade, foram detidas.