Programação do “Novembro Azul” na Unacon, em Tucuruí.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade e, sobretudo, aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Em Tucuruí, no sudeste do estado, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vitor Moutinho (Unacon),  promove durante todo o mês uma extensa programação de educação em saúde sobre a doença  que lidera o ranking de atendimento na região.

Dos 1.096 pacientes que passam por tratamento de câncer na unidade, de 2016 a outubro de 2018, o de próstata é o mais recorrente com 450 casos, seguido do câncer de mama com 324, e depois, o colón de útero com 76 em tratamento, entre os mais comuns. Nesse mesmo período foram realizadas 2.048 procedimentos de quimioterapia.

A programação do “Novembro Azul” da Unacon conta ainda com atividades lúdicas e serviços de beleza. Em sua segunda participação nas atividades desenvolvidas na unidade, a Banda Loucos do Caps, não deixou ninguém parado, tocaram músicas em homenagem a várias regiões do país com ritmos diversos e todos se entregaram a alegria contagiante da música, colaboradores, usuários e acompanhantes.

Por isso mesmo, a musicoterapia tem sido tão empregada no tratamento de problemas somáticos, psíquicos ou psicossomáticos, afirmou Aloísio Neto, músico e psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

A servidora pública Elina Silva que acompanha a mãe no tratamento de câncer de mama foi uma das participantes dessas ações de humanização e não conteve a emoção com a recepção e tratamento destinado aos pacientes na Unacon.  “Quando a gente recebe um diagnóstico de câncer de alguém tão próximo da gente é muito difícil, e a forma como a Unacon recebe seus pacientes, o carinho dos funcionários, o ambiente, tudo isso diminui muito a nossa carga. A minha mãe e todos os pacientes da Unacon estão em boas mãos”, disse Elina que parabenizou a equipe da unidade.

Além do momento de descontração, também foi realizada uma dinâmica coordenada pela nutricionista Carmen Natanna, pela psicóloga Sabrina Monte e pela fisioterapeuta Gabriela Moraes, com a proposta de troca de experiências para falar sobre suas vivenciadas na unidade. E a experiência deu muito certo, todos participaram. “ Essa foi uma forma que encontramos para que eles pudessem falar abertamente como enxergam o câncer de próstata e o que sabem a respeito da doença”, disse Gabriela Moraes.

Já a nutricionista Carmen Natanna considerou a dinâmica se suma importância para dirimir dúvidas sobre alimentação. “Uma alimentação saudável é muito importante, principalmente  para o paciente com câncer e durante a atividade conseguimos detectar e esclarecer muitas dúvidas, como a maneira correta de higienizar, de lavar os alimentos, os vilões e os que são adequados para o consumo e podem ajudar no tratamento” afirmou Natanna.

Tudo isso aliado ao fato de que foi mais uma oportunidade de alertar os participantes sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e o que isso pode contribuir no tratamento, elevando as chances de cura. “As vezes falar sobre uma doença tão temida assusta e muita gente se recusa mesmo, mas a forma simples, direta e leve ajuda bastante na assimilação dessas informações, além da constatação de que o estado emocional, de como encaramos tudo isso ajuda  no resultado do tratamento”, disse a psicóloga Sabrina Monte.

Quem participou das atividades também teve a oportunidade de melhorar o visual, com corte de cabelo e até ganhar uma massagem relaxante, por meio de parcerias “Sempre que for convidado, estaremos aqui. Esse pequeno gesto de carinho que proporcionamos, com uma massagem, um corte de cabelo, uma maquiagem, qualquer serviço, reflete positivamente na vida dessas pessoas”, disse Pablo Andrade, da Barbearia Retro Pub.

Segundo a coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), Hírian Maia, a programação do Novembro Azul será encerrado dia 29, com palestra sobre “Prevenção ao câncer de Próstata”, mas ela faz um alerta: “os cuidados e a prevenção devem continuar”.

📲 Participe do Canal do Portal Tailândia no WhatsApp
📲 Acompanhe o Portal Tailândia no Facebook, no Instagram e no X.

A Unacon Tucuruí é uma unidade de saúde do Governo do Estado, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço: A Unacon Tucuruí funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos fones: (94) 3778-4928/4599.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *