Foto: Ascom/ Unacom

Desde sua implantação, em abril de 2016, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho (Unacon), em Tucuruí, sudeste paraense, tem o compromisso em prestar assistência de média e alta complexidade no combate e tratamento do câncer, mesmo em tempos de pandemia do Covid-19, amplia o acesso aos pacientes oncológicos com o intuito de garantir a continuidade do tratamento.

Foto: Ascom/ Unacon

De acordo com diretor executivo da unidade, Christian Tassi, foram mudanças importantes, inclusive, para garantir maior segurança aos usuários. “Nós ampliamos o atendimento de quimioterapia, incluindo os serviços também as segundas e sextas-feiras, além dos dias que o tratamento já era oferecido”, destacou ao informar que a unidade conta com 10 leitos de internação para cuidados paliativos que garante uma média de internação de 4 pacientes por dia durante o mês.

Foto: Ascom/ Unacon

O gestor apontou ainda a oferta de atendimentos domiciliares, que atende cerca de 2 pacientes por dia, durante o mês, que estão em casa e necessitam de cuidados paliativos. “O nosso objetivo é tratar o paciente para que ele tenha condições de se reabilitar, retornar às suas atividades e seguir com saúde. E pra isso, os tratamentos não podem ser interrompidos”, conclui o diretor.

A radioterapeuta da unidade, Priscila Conceição destaca o aumento de atendimentos na unidade, porém com os devidos cuidados, já que trata-se de pacientes imunodeprimidos. ” Nós estamos respeitando as recomendações, sobre tudo da Sociedade Brasileira de Radioterapia, que reforça que não devemos interromper o tratamento dos pacientes oncológicos e, sim, redobrar alguns cuidados, tanto no acolhimento desses pacientes, como no tratamento em si. Por isso, mantivemos as consultas e tratamentos, inclusive em quantidade maior, mas intensificando cada vez mais os cuidados”, afirmou.

Foto: Ascom/ Unacon

Nesse mesmo período, houve registro do crescimento no número dos atendimentos também no setor de Quimioterapia. O oncologista clínico, Jânio de Jesus, ressaltou a necessidade da ampliação dos número deste atendimento. “Estendemos o número de atendimentos, tanto de consultas em oncologia, como também de sessões de Quimioterapia com o objetivo de evitar aglomerações. Essas medidas estão evitando a interrupção da assistência. A Unacon não pode parar”, ponderou.

Foto: Ascom/ Unacon

Na contramão do que vem ocorrendo em várias unidades da saúde por todo o Brasil, a Unacon Tucuruí alcançou na oncologia clínica, um número de 503 consultas, já nos primeiros meses de 2020,um índice de 60% a mais que em 2019. Assim como na radio oncologia, iniciada em 2019 na unidade com uma média de 32 consultas, em 2020 esse número subiu para 143 atendimentos, o que demonstra a importância da unidade para a região. Isso tudo associado ao significativo saldo de 99% de satisfação dos serviços oferecidos pela equipe multiprofissional da unidade oncológica.

Foto: Ascom/ Unacon

Atendimento – A Unacon é uma unidade do Governo do Estado que foi implantada, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com a finalidade de ampliar e assegurar assistência integral a pacientes portadores de câncer nas regiões do Lago, Carajás e Araguaia, área que abrange 38 municípios e, aproximadamente, 1,8 milhão de habitantes, oferecendo aos pacientes da região a possibilidade de realizar o tratamento mais perto da família.

Serviço: A Unacon Tucuruí funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos telefones: (94) 3778.4928/4599.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *