Hemopa e Unacon em Tucuruí, fortalecem parceria em prol da doação de sangue
(foto: Ascom Hemopa)

O Hemonúcelo de Tucuruí realizou durante o mês de fevereiro, na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho, treinamento para “Formação de Agentes Multiplicadores”.  O objetivo é fazer com que os funcionários da unidade possam ser agentes multiplicadores entre pacientes, familiares e população em geral, sobre a importância da doação de sangue.

A palestra foi ministrada pela enfermeira Valdenize Farias, do Hemopa. Segundo ela, não basta apenas a pessoa querer ser doador, existe uma série de fatores que podem impedir a doação, mas qualquer um pode ser multiplicador. “ Independente de sermos doadores ou não, nosso papel é sensibilizar as pessoas e repassar a importância do ato de doar,” disse a enfermeira.                                                                                            

Segundo a assistente social do hemocentro de  Tucuruí, Carmem Eunice Guimarães Pantoja, palestras como essa são realizadas constantemente em várias instituições públicas e privadas do município e região, o que tem contribuído para o aumento do número de doadores.

A parceria entre Hemopa e Unacon já existe desde 2017 e vem sendo fortalecida a cada ano em favor da captação de doadores de sangue. “Estamos sempre precisando compor parcerias como essa. Nossa equipe técnica, inclusive, já se colocou a disposição para trabalhar junto a Unacon, na realização de palestras sobre segurança transfusional, tão logo seja  implantada a nova ala de internação, que será construída no Hospital Regional,  para  atender os usuários da unidade”, afirmou Carmem.

A gerente assistencial da Unacon, Ângela Gorete Tenório Barbosa, diz que a aceitação quanto a doação de sangue, inclusive entre os funcionários, acompanhantes e familiares dos usuários,  tem sido cada vez maior, desde que foi iniciada a parceria com o hemocentro.  “A maioria das pessoas acha legal doar sangue, mas poucas se dispõe a doar, muitas só tem a iniciativa quando algum parente ou amigo precisa de sangue, mas com a realização das palestras, a maior interação e conhecimento na área, essa realidade não é mais a mesma aqui na Unacon”, afirmou Ângela.

Outro importante motivo para realização dessas parcerias em fevereiro é sensibilizar o maior número de pessoas para aumentar a doação de sangue para abastecer  o Hemopa Tucuruí para atendimento integral da demanda transfusional, especialmente, no período do carnaval, onde a necessidade normalmente eleva em períodos festivos.

Por Vera Rojas

Você pode gostar de ver

Câncer de colo de útero, de mama e de próstata são mais comuns no sudeste paraense

Segundo a Sespa, ano passado 267 mulheres morreram de câncer de mama no Pará em decorrência da doença – 20 a menos do que foi registrado em 2016

Quatro assaltantes são presos após tentativa de roubo em Tucuruí

Uma tentativa de assalto aconteceu nas Lojas Americanas no centro comercial de…

Polícia Civil prende disseminadores de notícias falsas em Tucuruí

Cinco pessoas foram presas na operação “Último Sorriso”, da Polícia Civil, nesta…