(foto: Ascom Hemopa)

O Hemonúcelo de Tucuruí realizou durante o mês de fevereiro, na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho, treinamento para “Formação de Agentes Multiplicadores”.  O objetivo é fazer com que os funcionários da unidade possam ser agentes multiplicadores entre pacientes, familiares e população em geral, sobre a importância da doação de sangue.

A palestra foi ministrada pela enfermeira Valdenize Farias, do Hemopa. Segundo ela, não basta apenas a pessoa querer ser doador, existe uma série de fatores que podem impedir a doação, mas qualquer um pode ser multiplicador. “ Independente de sermos doadores ou não, nosso papel é sensibilizar as pessoas e repassar a importância do ato de doar,” disse a enfermeira.                                                                                            

Segundo a assistente social do hemocentro de  Tucuruí, Carmem Eunice Guimarães Pantoja, palestras como essa são realizadas constantemente em várias instituições públicas e privadas do município e região, o que tem contribuído para o aumento do número de doadores.

A parceria entre Hemopa e Unacon já existe desde 2017 e vem sendo fortalecida a cada ano em favor da captação de doadores de sangue. “Estamos sempre precisando compor parcerias como essa. Nossa equipe técnica, inclusive, já se colocou a disposição para trabalhar junto a Unacon, na realização de palestras sobre segurança transfusional, tão logo seja  implantada a nova ala de internação, que será construída no Hospital Regional,  para  atender os usuários da unidade”, afirmou Carmem.

A gerente assistencial da Unacon, Ângela Gorete Tenório Barbosa, diz que a aceitação quanto a doação de sangue, inclusive entre os funcionários, acompanhantes e familiares dos usuários,  tem sido cada vez maior, desde que foi iniciada a parceria com o hemocentro.  “A maioria das pessoas acha legal doar sangue, mas poucas se dispõe a doar, muitas só tem a iniciativa quando algum parente ou amigo precisa de sangue, mas com a realização das palestras, a maior interação e conhecimento na área, essa realidade não é mais a mesma aqui na Unacon”, afirmou Ângela.

Outro importante motivo para realização dessas parcerias em fevereiro é sensibilizar o maior número de pessoas para aumentar a doação de sangue para abastecer  o Hemopa Tucuruí para atendimento integral da demanda transfusional, especialmente, no período do carnaval, onde a necessidade normalmente eleva em períodos festivos.

Por Vera Rojas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *