Uma tromba d’água foi vista por turistas, ontem, na região paraiana de Santarém, oeste do Pará. O vídeo foi feito por uma estudante que estava a passeio com a família, na comunidade de Coatá, que fica entre as praias de Ponta de Pedras e Alter do Chão.

O vídeo viralizou nas redes sociais. Outras pessoas que também estavam a passeio na Vila de Alter do Chão chegaram a ver o fenômeno da natureza não muito comum na localidade. Veja o vídeo.

Popularmente, o termo tromba d'água é usado pra definir uma chuva muito forte e restrita a determinada região. Mas, na verdade, o fenômeno se caracteriza por um tornado que se forma sobre uma superfície líquida e captura umidade.

O evento é muito comum na região dos mares, onde é possível ver a formação com maior nitidez: uma coluna giratória composta por grande quantidade de vapor e água, em nuvens espessas que se movem, formando um cone cuja base é voltada para o alto.

Para se caracterizar como tromba d'água, então, é preciso que o “redemoinho” esteja em contato com alguma superfície líquida (rio ou mar). O fenômeno não apresenta perigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *