Crédito: Reprodução

O site da prefeitura de Barcarena foi hackeado na noite do último domingo, 17, pelo grupo Anonymous. Segundo mensagem deixada pelo grupo, a motivação da invasão teria sido o despejo de famílias quilombolas de áreas onde a prefeitura pretende fazer uma obra. 

Na mensagem em vídeo, uma pessoa aparece mascarada e fala com a voz distorcida.  

A mensagem foi a seguinte: 

“Saudações, cidadãos do mundo. Saudações, cidadãos do Brasil.

Esta é uma mensagem de Anonymous.

No último dia 14 tivemos que assistir a mais uma atrocidade perpetrada pelo estado brasileiro contra uma parcela marginalizada de sua população. Em meio à maior crise sanitária da história, diversas famílias de uma comunidade quilombola indígena foram despejadas da área em que viviam a partir de uma ação determinada por Renato Ogawa, prefeito da cidade de Barcarena, no Pará.

Essas famílias, que haviam sido expulsas outras vezes pelo Estado das terras que habitavam há mais de 20 anos, já haviam sido reconhecidas como parte de uma comunidade”.

Até a inicio da tarde desta segunda-feira, 18, o site ainda estava com instabilidade. 

Procurada pelo Portal Roma News , a Prefeitura de Barcarena se pronunciou por meio de nota e confirmou o ataque. A prefeitura também esclareceu que ação envolvendo as famílias citadas na mensagem teve o apoio da justiça. Confira nota completa:

A Prefeitura de Barcarena informa que foi vítima de um ataque cibernético na noite do último domingo (17), quando teve o seu site invadido e adulterado. A autoria do ataque ainda não foi confirmada. Todas as providências técnicas e jurídicas já estão sendo tomadas.

Sobre a motivação da invasão, a prefeitura esclarece que a Ação de Imissão de Posse ocorrida na semana passada em um terreno de propriedade da prefeitura, no bairro Pioneiro, teve amparo da Justiça e que não houve despejo de famílias ou qualquer tipo de violência, uma vez que não há habitações na referida área (que há anos abriga uma estação de tratamento de esgoto – ETE), agora reativada pela prefeitura, beneficiando milhares de famílias com saneamento básico, mais saúde e dignidade.

A prefeitura de Barcarena reafirma o seu compromisso com a garantia de direitos, o respeito à legalidade e, sobretudo, ao bem comum da população.

Assista a mensagem completa deixada pelos hackeres:

Por: Roma News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *