Reajuste de quase 12% na tarifa de energia elétrica entra em vigor nos 144 municípios do Pará

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a Celpa a fazer reajustes nas tarifas de energia elétrica consumida pelos paraenses. Entra em vigor a partir desta terça-feira (7) o novo reajuste de 11,75% nos 144 municípios do Pará. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), este é o 20º reajuste na tarifa de energia elétrica dos paraenses autorizado pela Aneel.

Segundo a pesquisa do Dieese, o primeiro reajuste aconteceu em 1999 em um total acumulado de 10,60%, em 2003 o reajuste chegou a 26,38% e 2014 teve um dos maiores registrados, 34,34%. Os estudos do Dieese mostram que os impactos no bolso dos consumidores paraenses com os sucessivos aumentos nas contas de energia elétrica desde a privatização da Celpa, são bem maiores do que somente os percentuais autorizados no aniversario das privatizadas ou das revisões tarifarias ocorridas.

Ainda de acordo com a pesquisa, esse novo aumento esta bem acima da inflação dos últimos 12 meses estimada em torno de 4,00%. Para os consumidores residenciais de baixa tensão o reajuste médio será de 11,78%, já os grandes consumidores de alta tensão/ Industriais de médio e grande porte , o reajuste autorizado foi em média de 11,40%

Assine o Portal

Receba as últimas notícias de Tailândia e região.

Você pode gostar de ver

Suspeitos de roubo em propriedades rurais são presos em Breu Branco e Tucurui

Policiais civis de Tucuruí e Breu Branco realizaram operação na região. Sete pessoas suspeitas de integrar quadrilha foram presas.

Pará tem pior Ideb do Ensino Médio no Brasil | Tailândia-PA

Educação – Ideb – Pará| Portal Tailândia O Estado do Pará teve…

Deputado federal pastor Josué Bengtson, envolvido na ‘máfia das ambulâncias’, é condenado a perda de mandado

A Justiça Federal determinou perda do mandato e dos direitos políticos por 8 anos pelo enriquecimento ilícito na ‘máfia das ambulâncias’. MPF aponta que dinheiro era desviado para conta do deputado e da igreja que ele faz parte. Cabe recurso.

Tribunal de Justiça do Pará concede isenção de IPVA a pessoa portadora de deficiência

Seção de Direito Público do Tribunal de Justiça do Pará, em reunião…