Reajuste de quase 12% na tarifa de energia elétrica entra em vigor nos 144 municípios do Pará

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a Celpa a fazer reajustes nas tarifas de energia elétrica consumida pelos paraenses. Entra em vigor a partir desta terça-feira (7) o novo reajuste de 11,75% nos 144 municípios do Pará. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), este é o 20º reajuste na tarifa de energia elétrica dos paraenses autorizado pela Aneel.

Segundo a pesquisa do Dieese, o primeiro reajuste aconteceu em 1999 em um total acumulado de 10,60%, em 2003 o reajuste chegou a 26,38% e 2014 teve um dos maiores registrados, 34,34%. Os estudos do Dieese mostram que os impactos no bolso dos consumidores paraenses com os sucessivos aumentos nas contas de energia elétrica desde a privatização da Celpa, são bem maiores do que somente os percentuais autorizados no aniversario das privatizadas ou das revisões tarifarias ocorridas.

Ainda de acordo com a pesquisa, esse novo aumento esta bem acima da inflação dos últimos 12 meses estimada em torno de 4,00%. Para os consumidores residenciais de baixa tensão o reajuste médio será de 11,78%, já os grandes consumidores de alta tensão/ Industriais de médio e grande porte , o reajuste autorizado foi em média de 11,40%

Você pode gostar de ver

Veja o vídeo do acidente que matou policiais militares no Pará

Acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira, 5, em Conceição do Araguaia. Motorista do caminhã apresentou sinais de embriaguez.

Professores da rede estadual de ensino iniciaram greve nesta quarta-feira (02)

Entre as reivindicações principais estão o pagamento do piso do magistério, a reforma das escolas, o fim da violência nas unidades de ensino e a unificação do PCCR.

Em assalto ao Banco do Brasil criminosos levam terror a Mocajuba

Um grupo de cerca de 12 assaltantes deixou a população de Mocajuba,…

Parfor/UFPA – Abre inscrições para 2013 | Portal Tailândia

Calendário de atividades para 2013 já iniciou para Secretarias de Educação. Professores…