A reabertura dos bares e restaurantes na capital paraense vai depender da reunião do Comitê Intersetorial de Retorno das Atividades Econômicas de Belém, que ocorrerá na quarta-feira (17). Se houver acordo entre as entidades empresariais que integram o comitê e a gestão municipal, na quinta-feira (18), as portas de bares, restaurantes e similares de Belém serão reabertas.

O setor é um dos mais prejudicados pelos efeitos da pandemia do novo coronavírus, já que são pequenas empresas, que sobrevivem de receita diária, portanto, passar mais de dois meses fechados afetou muito as finanças.

A proposta para reabrir na quinta-feira foi apresentada pelos representantes do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará (SHRBS-PA), no comitê, mas o sindicato ainda espera pela resposta da prefeitura de Belém, segundo informou neste domingo. A direção da entidade afirma, que vai depender do aval final da gestão municipal.

Para reabrir, a Prefeitura Municipal de Belém terá que publicar novo decreto, contendo as normas sanitárias e de distanciamento social que os comércios terão que cumprir.

Em alguns municípios paraenses, a partir desta segunda-feira, haverá a reabertura da atividade econômica do setor de alimentação e bebidas, além de outros.

Já em Ananindeua, na Grande Belém, as atividades de bares e restaurantes continuam suspensas pelo decreto municipal. O shopping do município já reabriu na semana passada, mas a praça de alimentação funciona somente com venda de alimentos para levar para casa.

Municípios começam a retomada das atividades comerciais 
Em Canaã dos Carajás, no sudeste do Estado, bares, restaurantes, lanchonetes, academias de ginástica, centros esportivos e igrejas retomam as atividades nesta manhã.

O decreto municipal  nº 1150, assinado pelo prefeito Jeová Andrade, cita que a medida foi tomada levando em consideração a Nota Técnica da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com pesquisadores da USP, INPE e Unifesp, que avaliaram o atual cenário da pandemia de covid-19 no Brasil, com destaque para o Estado do Pará.

Oeste
Após dois meses de portas fechadas, os shoppings de Santarém, voltam a funcionar na próxima quarta-feira, 17, com horário reduzido, de 12h às 20h, e com várias medidas de proteção, para evitar o contágio pelo novo  coronavírus.

 A decisão de reabertura  foi tomada na manhã de sábado, 13, durante reunião entre os membros do Comitê de Gestão de Crise e a Prefeitura Municipal.

Um novo decreto municipal deve ser publicado até a próxima segunda. A decisão também abrange salões de beleza e barbearias, que também devem retornar as atividades a partir de quarta-feira, por agendamentos.

Por Roma News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *