A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 51,21 m³ de madeira serrada sendo transportada ilegalmente em Santa Maria do Pará. A carga sem documentação foi flagrada durante fiscalização no quilômetro 102 da BR-316. As informações foram divulgadas pela PRF nesta sexta-feira (30).

Na ocasião, uma equipe de policiais abordou um veículo Volvo/Fh tracionado ao semi-reboque que transportava madeira serrada vinda do município de Nova Bandeirantes, no Mato Grosso. A carga tinha como destino o município de Euclides da Cunha,na Bahia.

O condutor apresentou a Nota Fiscal Eletrônica e a Guia Florestal. Entretanto, enquanto a nota fiscal apresentada não tinha registro de passagem em nenhuma unidade fiscal do Mato Grosso, a Guia Florestal não possuía assinatura do suposto emitente, havia ausência de informação sobre o transporte multimodal e um protocolo inautêntico de passagem por um posto fiscal do Mato Grosso.

Indagado, o condutor não soube informar o local de origem da madeira e nem o trajeto desenvolvido no Mato Grosso e declarou não possuir o certificado de identificação da madeira que é de porte obrigatório, conforme a lei complementar do estado do Mato Grosso 235/2005.

Devido ao porte de documento inválido e o crime ambiental, o condutor foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil de Santa Maria.
O veículo e a carga foram encaminhados para o órgão ambiental para aplicação das medidas administrativas cabíveis.

o Liberal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *