Foto: Ascom/PRF

Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu 30 sacas de caranguejo-uçá, na madrugada de terça-feira (14), em Castanhal, nordeste paraense. A espécie está no período de defeso e não pode ser capturada.

A ação ocorreu em frente à Unidade Operacional da PRF, no Km 53 da BR-316, por volta de 3h, após abordagem ao veículo suspeito. Na carroceira do carro, os policiais encontraram 30 sacas de caranguejo, contendo 100 caranguejos em cada saca, totalizando 3 mil animais da espécie, violando a Instrução Normativa (IN) 1/2020 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que proíbe a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, e a comercialização de caranguejo-uçá durante o período de reprodução da espécie.

O condutor e a carga apreendida foram encaminhados para a Delegacia de Policia Civil de Castanhal/PA. No local foi acionada a Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará) que tomou as providências cabíveis. Os caranguejos foram libertados durante essa tarde em um local de mangue.

G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *