O tempo firme que levou milhares de pessoas a balneários e áreas abertas no Pará, no feriadão da Semana da Pátria, deve se repetir por todo o mês de setembro. A afirmação é da equipe de meteorologistas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), coordenadora da Rede de Previsão Climática e Hidrometeorológica do Pará (RPCH), em boletim elaborado com a colaboração de especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e profissionais da área.

O meteorologista Frank Baima, da Semas, informou que, nesse período do ano, as chuvas são irregulares. “Há probabilidade de episódios isolados de eventos extremos, que são aquelas chuvas rápidas, em forma de pancadas, muitas das vezes, que podem vir acompanhadas em forma de rajadas de ventos e trovoadas”, afirmou o meteorologista.

Com base na climatologia do Estado, setembro é o mês mais seco para os paraenses. De acordo com os meteorologistas, este mês continuará sim com bastante calor e poucas chuvas, o que favorece a sensação de desconforto térmico na vida dos paraenses, além de chuvas muito irregulares nesse período.

Nordeste

É esperado tempo ensolarado durante as manhãs e parte das tardes. As temperaturas máximas nessas áreas podem atingir valores entre 35ºC e 36ºC e, por consequência, contribuem para aumento da sensação térmica. Para estas regiões, são esperados eventos de chuvas rápidas e, na maioria das vezes, em áreas isoladas, ocorrendo principalmente nos períodos vespertino e noturno. Os acumulados pluviométricos devem variar entre 50 a 130 milímetros (mm).

Por Semas

Tailândia

De acordo com a previsão do tempo do Google, Tailândia, nordeste paraense, não terá temperaturas mais alta que 37º graus e mais baixa que 22º graus até o próximo domingo (13).

Nesta quinta-feira, por exemplo, durante o dia o clima será de 25 à 36º graus, sem previsão de chuva. Já na sexta-feira, às 07h é o período em que a temperatura estará mais baixa atingindo 22º graus.

No sábado, para quem pretende se divertir em balneário no município, o horário em que a temperatura estará mais elevada é entre 13h e 16h, quando o clima atingirá 35º graus. No sábado não há previsão de chuva de acordo com o google.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *