A Polícia Federal realizou na manhã desta quinta-feira (04) a operação Narcos Gold. O objetivo é combater o crime de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas de um grupo criminoso que atua na região Oeste do Pará há pelo menos três anos.

Durante a operação foram cumpridos cumpridos 12 (doze) mandados de prisão preventiva e 30 (trinta) mandados de busca e apreensão nos estados do Pará, Goiás, Tocantins e São Paulo, expedidos pela Justiça Estadual de Santarém, no baixo Amazonas. Além disso, foi determinado o sequestro de 12 (doze) aeronaves, bloqueio de valores em contas bancárias e indisponibilidade de diversos outros bens móveis e imóveis.
Ainda durante as investigações, a PF apurou que as pessoas investigadas, movimentaram mais de 1 bilhão de reais no período de 2017 ao início de 2021.
A investigação revelou que o transporte da droga era realizado por meio de aviões que partiam de outros estados até o Oeste do Pará. Em seguida, era feita distribuição do entorpecente para os outros Estados. Além disso, foi verificado que o grupo utilizava garimpos de ouro como base para pousos e decolagens no transporte de drogas e, também, como fachada para lavagem de dinheiro.
Uma das hipóteses criminais investigadas é a de que os investigados utilizavam Notas Fiscais de transações fictícias com ouro para justificar o patrimônio milionário.
A operação envolveu mais de 130 (cento e trinta) policiais federais.