Polícia Federal deflagra Operação Narcos Gold. (foto: Ascom PF)

A Polícia Federal realizou na manhã desta quinta-feira (04) a operação Narcos Gold. O objetivo é combater o crime de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas de um grupo criminoso que atua na região Oeste do Pará há pelo menos três anos.

Polícia Federal deflagra Operação Narcos Gold. (foto: Ascom PF)

Durante a operação foram cumpridos cumpridos 12 (doze) mandados de prisão preventiva e 30 (trinta) mandados de busca e apreensão nos estados do Pará, Goiás, Tocantins e São Paulo, expedidos pela Justiça Estadual de Santarém, no baixo Amazonas. Além disso, foi determinado o sequestro de 12 (doze) aeronaves, bloqueio de valores em contas bancárias e indisponibilidade de diversos outros bens móveis e imóveis.

Ainda durante as investigações, a PF apurou que as pessoas investigadas, movimentaram mais de 1 bilhão de reais no período de 2017 ao início de 2021.

A investigação revelou que o transporte da droga era realizado por meio de aviões que partiam de outros estados até o Oeste do Pará. Em seguida, era feita distribuição do entorpecente para os outros Estados. Além disso, foi verificado que o grupo utilizava garimpos de ouro como base para pousos e decolagens no transporte de drogas e, também, como fachada para lavagem de dinheiro.

Uma das hipóteses criminais investigadas é a de que os investigados utilizavam Notas Fiscais de transações fictícias com ouro para justificar o patrimônio milionário.

A operação envolveu mais de 130 (cento e trinta) policiais federais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.