PF descobre garimpo ilegal em Ourilândia do Norte, duas pessoas foram presas
Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal em Redenção deflagrou, na manhã desta sexta-feira (17), a Operação “Caixa Dourada” na zona rural do município de Ourilândia do Norte, sudoeste do Pará, com objetivo de apurar suposta atividade ilegal de extração mineral (garimpo).

Foto: Polícia Federal

Foi cumprido mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal de Redenção, no interior da Fazenda Santa Clara, local onde foram flagrados diversos garimpos de cobre, tipo “caixa”, em plena atividade.

Foram localizadas 10 (dez) “caixas”, buracos profundos cavados no solo, de onde o minério de cobre era retirado, em muitos casos com utilização ilegal de explosivos para quebrar as rochas.

Foto: Polícia Federal

Foram apreendidos 2 caminhões tipo caçamba, 1 caminhonete Hilux, 129 bisnagas de explosivo, mais de 100 kg de Nitrato de Amônia, usado para fazer explosivos, 7 sacos de cordéis para detonação, 3 motores de água, 3 compressores, 3 ventoinhas, 6 guindastes de elevação, 4 martelos de perfuração, 5 geradores de energia, celulares e outros apetrechos típicos de atividade de mineração.

Foto: Polícia Federal

Além da apreensão , duas pessoas foram presas em flagrante e encaminhadas para a Delegacia de Polícia Federal em Redenção, onde foram autuadas pelos crime de extração ilegal de minérios, crime ambiental e uso de explosivos (Lei n. 10.826/2003), cujas penas somadas podem alcançar 12 anos.

Com informações Comunicação Social – PF/PA.

loading...