MARABÁ/PA – A Polícia Federal deflagrou na madrugada desta sexta-feira (07), a Operação Rota do Minério, com o objetivo de fiscalizar e desarticular esquema criminoso de extração ilegal de minério na região de Itupiranga e Marabá.

Durante a ação, foram apreendidos oito caminhões de grande porte que transportavam, sem autorização legal, aproximadamente 500 toneladas de minério de manganês. A referida matéria prima é pertencente a União Federal, constituindo crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpação. Assim, foi lavrado auto de prisão em flagrante em desfavor de sete pessoas que conduziam os veículos, sendo uma delas ainda presa por dirigir alcoolizada, crime previsto no art. 306 da lei 9.503/97, com pena prevista de até três anos de detenção, sendo que pelo transporte ilegal de manganês, todos os detidos incidiram no crime previsto no Artigo 2º, §1º da Lei nº 8.176/91, com pena prevista de até cinco anos de detenção. Um dos motoristas conseguiu fugir.

Foto: Polícia Federal

A região sudeste do Pará tem um histórico de extração ilegal de minério, sendo o combate a essa prática criminosa recorrente pela Delegacia da Polícia Federal em Marabá. Acredita-se que tais caminhões tinham como destino o porto de Barcarena, onde a mercadoria de lá seria exportada. Participaram da operação cerca de vinte policiais federais.

  • O nome da operação faz referência à rota tradicionalmente utilizada pelos extratores ilegais de manganês.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que aconteceu hoje, direto no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.